O morador de São José dos Ausentes, Douglas Búrigo, de 40 anos, viajou para a Ucrânia na madrugada do dia 24 de maio, saindo em um voo no aeroporto internacional de Guarulhos/SP. Ex-militar do Exército Brasileiro, ele pretendia ajudar voluntariamente na retomada de terras ucranianas e na reestruturação do país invadido pela Rússia.
Mas a trajetória de Búrigo foi interrompida na cidade de Kharkiv/UA na madrugada desta sexta-feira, 1º de julho. Um ataque com míssil fez dezenas de feridos e mortos. E entre os óbitos está o morador de Ausentes.
O cunhado dele, Carlos Reis, relatou à Tua Rádio Fátima que Búrigo recebeu treinamento antes de ir ao front de batalha. No momento do ataque russo, ele e os companheiros estavam em um abrigo que foi incendiado. Uma combatente brasileira não conseguiu sair, com isso, Búrigo retornou para tentar auxiliá-la, mas o local foi atingido por mísseis. E ambos não resistiram.
Em áudio obtido com exclusividade pela Tua Rádio Fátima, o cidadão ausentino relatou alguns dias antes de morrer que “estava apavorado, em função de um colega que foi abatido.” Completou dizendo “não sei se volto vivo para o Brasil, mas se eu não voltar quero que vá uma bandeira para mim aí”.
Douglas Búrigo era dono de uma borracharia no município de São José dos Ausentes, e deixa uma filha de 15 anos. A família ainda aguarda instruções do Itamaraty a respeito do corpo do combatente.
Fonte: Tua Rádio Fátima