Inaugurado Instituto Hospitalar Veterinário da UCS, com estrutura modelo em saúde animal
O bloco 46 do Campus-Sede da UCS, a partir da tarde desta sexta-feira, 8 de julho, passa a operar como o Instituto Hospitalar Veterinário da Universidade de Caxias do Sul (IHVET). A estrutura, modelo em saúde animal no Brasil, consiste em um ambiente hospitalar qualificado para a formação integral de profissionais em Medicina Veterinária e a prestação de serviços à comunidade, sediando atividades de ensino, pesquisa e extensão no impulso à inovação. O investimento é calculado em R$ 12 milhões.
O Instituto torna-se centro de referência na área e contempla diversas especialidades, entre atendimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e práticas laboratoriais voltadas aos animais, com enfoque em cães e gatos. Além do atendimento de pets, os locais foram pensados para intervenções clínicas e cirúrgicas de animais silvestres de pequeno porte, sob demanda de órgãos públicos ambientais, e de bichos de estimação não-convencionais.
Instituto amplia serviços em Medicina Veterinária
O IHVET abriga as salas de aula da graduação em Medicina Veterinária (antes localizadas no bloco 74), a coordenação de curso e uma ampliada Clínica de Pequenos Animais (antes localizada no bloco 47), que permitirá:
- o incremento das atividades clínicas e cirúrgicas com enfoque principal em cães e gatos;
- a potencialização do tratamento de doenças infectocontagiosas, o que demanda áreas específicas e de isolamento;
- o aumento da quantidade de especialidades veterinárias atendidas;
- diagnósticos especializados a partir de técnicas mais avançadas em uma ala laboratorial;
- a oferta de serviços de bacteriologia, micologia, parasitologia e análises clínicas veterinárias, além de diagnóstico por imagem, para uso em demandas internas e externas, como a radiologia, a ultrassonografia, a termografia, a endoscopia, e, a partir de 2023, a tomografia;
- a potencialização do diagnóstico, tratamento e do controle de doenças de natureza zoonótica, que são transmitidas entre animais e pessoas.
A área de 3.684,30 m² agrega aos ambientes que já formavam o Complexo de Saúde Animal da UCS, hoje um dos maiores do Brasil, que contava, entre outras estruturas, com a Clínica de Pequeno Animais, antes sediada no bloco 47 – espaço que será destinado a outras especialidades em Medicina Veterinária; a Clínica de Grandes Animais e seu bloco cirúrgico, que permanecem no bloco 56, próximo ao IHVET; o Jardim Zoológico; e o Museu de Ciências Naturais. Ainda, o curso conta com Unidade Móvel Veterinária, que permite a realização de atividades de capacitação e prestação de serviços.
O novo espaço, criado consonante à diretriz institucional de excelência acadêmica, beneficiará, além dos acadêmicos da Medicina Veterinária, alunos de outros cursos, a exemplo de Farmácia e Radiologia.
Estrutura de excelência à serviço da comunidade
No primeiro pavimento do HVET ficam as instalações para exames de imagem; no mesmo andar, respeitando o isolamento que o espaço demanda, o setor destinado a doenças infecto-contagiosas. No segundo pavimento, localizam-se os consultórios destinados ao atendimento clínico de cães, além das salas de internação, uma para cães e outra para gatos, e das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). No terceiro pavimento, o bloco cirúrgico, com três salas para intervenções cirúrgicas, além das demais dependências para a recuperação dos animais; no mesmo andar, estão situados os consultórios destinados aos felinos. No quarto e último pavimento, ficam os Laboratórios de Análise Clínica e Parasitologia, além de outros espaços destinados aos demais laboratórios de apoio ao diagnóstico.
Possibilidades de atuação
Com atendimento particular por agendamento, e também pronto-atendimento para casos de urgência, o IHVET terá capacidade máxima 1.260 atendimentos clínicos mensais, número a ser alcançado gradativamente.
Ainda, pontualmente, sediará ações gratuitas destinadas a pacientes de tutores em vulnerabilidade, que ocorrem vinculadas ao ensino. Quando da realização de ações gratuitas, previamente estabelecidas, elas serão vinculadas aos órgãos públicos ou a ONGs de Proteção Animal.
Os ambientes ainda poderão ser ocupados, por locação, por profissionais independentes na realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos, como o que já é feito nas clínicas e blocos cirúrgicos do curso.
Arte na fachada do prédio
Um graffiti de 245 metros quadrados com 14 metros de altura estampa a fachada principal do IHVET. O trabalho, primeiro mural de grande porte localizado nos espaços abertos da Universidade, é assinado pelo artista e publicitário graduado pela UCS Gustavo Gomes, em uma produção que teve a curadoria de uma equipe da Instituição.
A obra dá ênfase a animais regionais ou que podem ser encontrados no Jardim Zoológico da Universidade, e além de contemplar a natureza, será espaço para interação com a tecnologia: uma aplicação de realidade aumentada, por meio de filtro no Instagram, foi desenvolvida para que os visitantes possam interagir com animações dos bichos estampados a partir dos smartphones.IHVET UCS
Campus-Sede, bloco 46
Funcionamento de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h
Contatos: WhatsApp (54) 9 9929-6123 / Telefone (54) 3218.2081 / E-mail: [email protected]
Confira todos os serviços na página do Instituto.
Solenidade
Na cerimônia de inauguração, na sexta-feira, 8 de julho, alunos, professores, funcionários, além de autoridades acadêmicas, regionais e de integrantes da comunidade, foram apresentados aos ambientes de ensino, de serviços e ao painel artístico.
O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, reforçou que entregar à comunidade, acadêmica e regional, uma estrutura hospitalar veterinária, foi um compromisso estabelecido pela Universidade de Caxias do Sul. “A iniciativa ecoa o comprometimento da Fundação Universidade de Caxias do Sul e seus conselhos com o planejamento estratégico de dotar a Instituição para oferecer as melhores soluções para seus alunos, professores, e comunidade”, pontuou, lembrando que desde a implantação do curso de graduação, foi sucessiva a evolução das estruturas de formação profissional na área, consonante ao serviço para a comunidade, que já integravam um verdadeiro complexo de formação Veterinária.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, destacou que, com o Instituto Hospitalar Veterinário, os estudantes passam a ter ainda mais recursos de aprendizagem. Ele ressaltou que o novo espaço da Universidade foi uma construção a muitas mãos, que vai contribuir com melhorias à comunidade, reforçando o compromisso enquanto Instituição de Ensino Superior Comunitária.
“O IHVET é uma conquista de todos e está à disposição não apenas da comunidade acadêmica, mas também do poder público, de profissionais autônomos, de clínicas particulares e da sociedade como um todo, para a constituição de parcerias. Aqui, na Universidade de Caxias do Sul, particularmente devido ao caráter comunitário, acreditamos que o conhecimento deve transcender os espaços universitários. O conhecimento deve possibilitar que nós, enquanto humanidade, tenhamos uma vida melhor, em um mundo em que pessoas e animais vivam bem e em harmonia”.
A vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, representando o executivo municipal, comemorou a nova estrutura de aprendizado aos estudantes e enalteceu o fato da comunidade passar a ter um importante suporte para atendimento dos animais.
“Hoje é o dia de comemorarmos o Instituto Hospitalar Veterinário, mas vemos a UCS fazendo importantes avanços em outras áreas, como a TecnoUCS e o Centro de Coletas de Células-Tronco. São investimentos na ciência, na inovação e numa educação de qualidade, de peso, que terão reflexo na formação de profissionais de ponta, que naturalmente terão eco no atendimento das necessidades da comunidade”.
Diretora da Área do Conhecimento de Ciências da Vida da UCS, a professora Carin Weirich Gallon comparou o trabalho que deu origem à entrega a uma engrenagem, formada por professores, alunos, funcionários e gestores. Além disso, pontuou “a busca pela excelência no serviço, no ensino, na pesquisa, embasados na ciência, na inovação, que é o que temos como objetivo na Universidade”. A docente ressaltou que o espaço se coloca como cenário para as demais formações da área – composta por 15 cursos que englobam a saúde ambiental, animal e humana, atendendo à busca por interprofissionalidade e multiprofissionalidade. “Esse é o privilégio de estarmos em uma Universidade”, celebrou, sobre as possibilidades de crescimento nas entregas à comunidade em termos de ensino, pesquisa, tratamento, ciência e inovação.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Leandro do Monte Ribas, trouxe os números da graduação, com 16 professores, 633 alunos e mais de 60 funcionários, e reforçou a grandeza do IHVET. “Desde o início da graduação, já são, praticamente, 400 médicos veterinários formados, que hoje contam com inserção de mercado, trabalham em diversas regiões do Estado, fora do Estado e do país”, destacou. “O instituto nasceu para o ensino, e como na Medicina Veterinária Contemporânea ensino e serviços são indissociáveis é função de uma Universidade Comunitária entender como trabalhar ensino e serviços em consórcios. Ampliamos os serviços e a qualificação do nosso profissional, e esses seguem sendo os nossos objetivos. O IHVET atenderá a graduação, a pós-graduação, mas também outras áreas, não só a Medicina Veterinária, mas toda a área da Vida, sempre buscando a excelência”.
O responsável pelo painel artístico, Gustavo Gomes, destacou o processo contributivo nas definições referentes à produção. “Em nome do ateliê Gustavo Gomes e de nossa equipe, a gente agradece imensamente essa comunicação entre arte, tecnologia, e a toda essa base que é proporcionada através da Instituição, que também movimenta a comunidade”, afirmou, projetando um percurso de inserção da arte em outros ambientes.