Gramado terá aquário com mais de 400 espécies até 2025

Um aquário pode ser uma das novidades para se conhecer em Gramado nos próximos anos. Isso porque a empresa Seaquarium Brasil planeja construir o empreendimento na cidade, chamado Aquário de Gramado Natur Park, as informações são do Jornal NH.

Conforme um dos executivos, o projeto conta com diversos ambientes de natureza. A projeção é de apresentar peixes da fauna brasileira, principalmente de água doce, mas também animais da costa, incluindo tubarões. “Não há nada parecido no Brasil”, garante.

Os trâmites desse projeto iniciaram na cidade em 2018, quando o grupo encaminhou documentações para o Ministério do Turismo para conseguir uma linha de crédito para a construção, com valor estimado de R$ 115 milhões. Houve, também, o envio de uma carta de intenção da construção, que foi encaminhada à Prefeitura. A proposta apresentava mais de 60 tanques e túneis de 220 graus para a visualização das espécies.

O executivo da empresa pondera que um novo projeto está sendo elaborado, porque foi adquirida uma outra área para a instalação do empreendimento. O novo terreno fica localizado entre Gramado e Canela. “É um local de fácil acesso”, reitera.

No início deste ano, a nova intenção de construção foi apresentada para a administração municipal. “A gente recomeçou os projetos com a nova localização. Agora é um aquário de maneira bem diferente, maior e mais completo”, destaca.

A secretária de Meio Ambiente de Gramado, Cristine Steffens, confirma que a conversa aconteceu, mas destaca que, até o momento, nenhum documento foi protocolado para a análise do Executivo.

Projeto

A ideia do parque é que ele tenha um conceito de turismo educativo, baseado em conhecimento científico e natural, com atenção especial às crianças. A promessa é que seja inovador e sustentável, proporcionando lazer e entretenimentos aos visitantes.

O arquiteto Raul Milani é o responsável por harmonizar os tanques individuais e os componentes presentes no espaço em um contexto regional e local, através de um plano de reintrodução de espécies nativas, que ficará a cargo do especialista em paisagismo regenerativo, o agrônomo Toni Backes.

Com a parceria do professor de Biologia Vitor Hugo Travi, a narrativa é de descrever os ambientes e as espécies de rios e lagos da região, dando destaque para as espécies locais.

O aquário de Gramado pretende estabelecer parcerias com universidades e escolas, para que as instalações do complexo sejam utilizadas pelos estudantes. Além disso, manterá programas especiais de visitas e viagens de estudo para grupos escolares e crianças em vulnerabilidade.

“O Aquário de Gramado Natur Park vai causar um impacto positivo para o turismo e para a economia da região e se tornar um importante legado para o futuro”, compromete-se a empresa. 

O grupo

A Seaquarium Brasil é a empresa coordenadora e desenvolvedora dos projetos do aquário da cidade, reunindo profissionais em várias especialidades, do Brasil e do exterior. Destacam-se a Clear Reef International, de Dubai, e a australiana AAT – Advanced Aquarium Technologies.

O oceanário Odysseo, localizado nas Ilhas Maurício, no Oceano Índico, é um dos exemplos que se assemelha ao que deve ser construído em Gramado.

Sair da versão mobile