Entenda o que leva Veranópolis a ser a 4ª melhor cidade do Brasil em educação, segundo pesquisa
Na última semana, a revista IstoÉ divulgou o ranking de “Melhores Cidades do Brasil 2022”. A pesquisa é uma iniciativa da Editora Três e da Austin Rating e considera dados públicos de 5.565 municípios brasileiros. O município de Veranópolis ganhou lugar nobre nessa classificação no que diz respeito à educação, pois nesse quesito ficou em 4º lugar geral e em segundo lugar nas cidades de pequeno porte, de 20 a 50 mil habitantes, atrás apenas de Pomerode, município catarinense. O ranking geral da educação tem os seguintes municípios, em ordem: Pomerode (SC); Jaraguá do Sul (SC); São Caetano do Sul (SP); Veranópolis (RS); Blumenau (SC). E foi também a 1ª cidade do Rio Grande do Sul neste indicador da educação.
Na classificação geral, que compreende variados quesitos, Veranópolis foi a 17ª colocada entre as cidades de pequeno porte. O ranking é dividido em quatro categorias: Geral, Grande Porte, Médio Porte e Pequeno Porte, calculado por 281 indicadores, entre eles Indicadores fiscais, sociais e digitais.
Fatores que contribuem com o destaque veranense
O setor educacional, sem dúvidas, recebe grande investimento e conta com o trabalho constante de muitos profissionais. Para o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, esse destaque nacional na educação é fruto da continuidade de um trabalho que iniciou há alguns anos.
“A prefeitura se propôs a atacar o que chamamos de tripé: infraestrutura, avaliação pedagógica constante e melhoria tecnológica dos nossos colégios. Dentro dessa proposição, o trabalho foi aparecendo e obviamente contamos com um comprometimento muito grande da secretaria de Educação e dos nossos professores. Essa é uma grande notícia que nos estimula a seguir com esse trabalho”, destaca De Carli.
A secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Izabel Cristina Durli Menin, entende que esse resultado é fruto de um trabalho voltado para a sala de aula, para o aluno, principalmente focando nas infâncias, a fim de possibilitar a aprendizagem e a apropriação dos processos de conhecimento. Izabel lista alguns dos principais pontos que levam Veranópolis a esse lugar de destaque no cenário educacional no país.
Listas de espera zeradas
O município está com as listas de espera zeradas na educação desde 2018. O aluno que procura a rede é encaminhado diretamente para uma instituição de ensino, o que não é a realidade de muitos municípios, inclusive próximos.
Diagnósticos e aulas de reforço
Conforme Izabel, o entendimento de que a educação é um processo veio com mais força após a pandemia, momento em que os alunos tiveram diversos danos. Pensando nisso, a secretaria realiza diversos diagnósticos a fim de estar perto da realidade de cada um. No ano passado, a partir disso, foi realizada intervenção com aulas de reforço no contra turno e consequentemente, com a contratação de mais professores.
Neste ano, foi realizado um diagnóstico que resultou na repactuação de turmas a fim de equalizar a aquisição das aprendizagens de uma forma individual. No momento também está sendo feito outro diagnóstico na alfabetização.
“Hoje temos que ter essa proximidade com o aluno e entender que nem todos aprendem da mesma forma, com mesmo ritmo e com os mesmos tempos. Então, cabe a nos proporcionar os espaços adequados enquanto escola, pra que essa relação de aprendizagem aconteça de forma saudável”, afirma a secretária de Educação.
Estrutura oferecida pelo município
Outro ponto importante é a estrutura que o poder público municipal oferece. Conforme Izabel, há cinco anos está sendo oferecido aos alunos o material escolar completo, algo que faz a diferença, pois permite a equidade dentro da rede de ensino. Além disso, neste ano estão sendo encaminhados os uniformes. Cada estudante receberá seis peças, incluindo jaqueta forrada.
O sistema de ensino Aprende Brasil, também foi um importante investimento municipal segundo a secretária. “Ele dá muitas possibilidades no sentido de aprendizagem, é uma ferramenta que trabalhamos com as escolas e com a formação de professores, que é voltada à neurociência, às metodologias e à mediação de professor aluno. Isso também tem impactos nos resultados”, explica.
Além disso, o investimento na tecnologia que foi realizado, faz com que hoje as salas estejam equipadas com recursos como computador, tela interativa e tela com projetor multimídia. Segundo Izabel, na pandemia também foi reestruturada a rede lógica para garantir internet de qualidade. E os computadores de mesa foram substituídos por notebooks.
Assim como o prefeito, a secretária de Educação, garante que esse caminho continuará sendo seguido a fim de buscar melhorias constantes.
“Acho muito interessante quando o Humberto Maturana diz que ‘o conhecimento nos compromete’. Quando nós conhecemos, nós temos a obrigação e o dever de estar interferindo nessa sociedade e de estar fazendo o nosso papel dia a dia para que tenhamos uma sociedade melhor. E a educação ela é, se não o único, o principal caminho para que a gente veja e sinta a evolução de uma cidade, de uma comunidade. E esse é o nosso papel, estar sempre buscando o melhor para a educação de Veranópolis”, conclui Izabel.