Boa parte desta semana será marcada pelas altas temperaturas para essa época do ano, mas também pela mudança brusca no tempo. Uma frente fria deverá trazer a reviravolta e, consequentemente, o frio.
Antes da chuva, o Estado vai ter máximas na casa dos 30°C nas cidades tradicionalmente mais quentes. Valores bem acima da média para o mês de julho.
Os modelos meteorológicos indicam que o sistema frontal chega ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (28/07). Ainda pela manhã, as cidades da Campanha e Zona Sul serão as primeiras a registrarem a mudança. Até o fim do dia, todas as regiões terão aumento de nebulosidade, chuva e queda nas temperaturas.
Há risco de temporais. Os índices de instabilidade, conforme os prognósticos, estarão em níveis favoráveis para a formação de nuvens carregadas. Até o momento, se espera risco maior na Campanha, Sul, Centro, Litoral, Planalto Médio, Região Metropolitana e Serra.
Frio
O tempo vai melhorar rapidamente na sexta-feira (29/07), com o avanço do ar frio e seco. Ainda é cedo para afirmar com precisão as mínimas previstas. Porém, os dados atuais indicam que o próximo fim de semana terá o amanhecer com 5°C no Oeste, Centro, Serra do Sudeste e Campanha; na Serra, pode ir a 0°C nos Aparados.
Informações Meteo RS Meteorologia.