A sala de operações da Brigada Militar de Flores da Cunha, recebeu uma ligação de uma senhora aparentando estar extremamente nervosa, momento em que relatou que estava com uma criança de 1 ano e 4 meses que não conseguia respirar, dando sinais de estar engasgada e precisando de ajuda.
O atendente do telefone de emergência, Sd Vedootto, prontamente orientou que fosse realizada a manobra de Heimlich, que é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. Esta pessoa que estava no telefone repassava a orientação a outra que estava com a criança no colo. Logo essa senhora (que não foi identificada no momento) informou que a criança vomitou, e voltou a respirar normalmente.
O Soldado Vedootto então, orientou que encaminhasse a criança até o hospital da cidade, posteriormente entrou em contato para saber sobre o estado de saúde da criança, onde foi informado que mãe e filho são moradores da cidade de São Francisco De Paula e que a criança está bem, agradecendo o atendimento do policial militar.