Cinquenta por cento da população brasileira é a favor das cotas raciais em universidades públicas, aponta uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo (12).
Entre os entrevistados, 34% se posicionaram contra. Outros 3% se mostraram indiferentes, e 12% não souberam responder.
Em geral, o apoio às cotas é maior entre os brasileiros mais jovens, escolarizados e com maior renda. A concordância também é superior entre a população preta (53%) e parda (52%) do que entre brancos (50%).
A aprovação passa para 60% entre pessoas com filhos que estudam em escolas particulares, que não são beneficiados pelo mecanismo. Entre os pais de filhos em escolas públicas, há a maior falta de opinião sobre o tema: 11% desse grupo diz não saber opinar sobre a questão, contra 3% no outro grupo.
A pesquisa ouviu 2.090 pessoas de 16 anos ou mais em 130 municípios brasileiros, entre 8 e 14 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A Lei de Cotas foi sancionada em 2012. Ela foi criada pelo governo federal para contemplar os estudantes de escolas públicas, de baixa renda, negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, auxiliando no ingresso desses indivíduos no ensino superior.