Jiboia de dois metros aparece em pátio de residência em Santa Catarina e intriga especialistas: “Incomum”

Uma jiboia de quase dois metros foi encontrada no pátio de uma empresa de Gaspar, no Médio Vale, e capturada pelos bombeiros militares. A cobra foi levada pelo Instituto do Meio Ambiente na tarde desta terça-feira (14). A espécie é incomum em Santa Catarina e por isso o episódio é visto com curiosidade por especialistas, as informações são do Portal NSC.

Passava das 15h quando dois socorristas foram até o local, na Rua Antônio Weidgenannt, bairro Gasparinho, para fazer a captura do animal não peçonhento. A jiboia de quase dois metros foi recolhida com os equipamentos adequados e levada em uma caixa para o quartel. De lá, foi encaminhada ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

De onde ela veio, porém, será difícil responder, acredita o biólogo Alex Bergmann. Ele explica que, apesar de não ser comum na região, a serpente pode ter vindo de outro local e permanecido na mata. Ou então fugiu de algum cativeiro, por exemplo.

— A jiboia não ocorreria naturalmente no Vale do Itajaí, para cá ela não é nada comum, então não teria origem natural — detalha.

No mapa de distribuição de jiboias no Brasil, que especifica todos os animais recolhidos e enviados às coleções científicas do país, não há menção de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que evidencia a raridade da ocorrência desta terça.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo