Na tarde de domingo, 05, a Brigada Militar prendeu em flagrante no município de Canoas, um homem e uma mulher que realizaram diversos furtos em veículos em vários pontos turísticos de Gramado.
Por volta das 11 horas, depois de um furto em veículo próximo a uma atração turística de Gramado, no Bairro Planalto, a Brigada Militar iniciou as buscas pelos suspeitos. Através da seção de inteligência do 1°BPAT, chegou se até um veículo Onix, cor vermelha. Rapidamente foi informado as guarnições da Brigada Militar dos municípios vizinhos, do Vale do Paranhana e da região Metropolitana.
Nesse tempo os Policiais Militares encontraram outras imagens do veículo próximo de outros locais onde também ocorreram furtos em veículos.
Por volta das 13h30, um Policial Militar que havia visto o alerta nos grupos de aplicativo, visualizou o automóvel suspeito e entrou em contato com a guarnição de serviço da Brigada Militar de Esteio. Houve acompanhamento e o carro foi abordado na BR 116, centro de Canoas.
No veículo estava um casal, um homem de 26 anos, com antecedentes por roubos, furtos (inclusive em veículos), receptação e tráfico de drogas, e uma mulher de 33 anos, ambos moradores de Canoas.
Durante a abordagem ambos se mostraram bastante nervosos. Em revista ao veículo foi localizado diversos matérias de procedência duvidosa que os mesmos não souberam identificar.
Os materiais: três estepes, malas com roupas, duas sacolas com roupas, duas bolsas femininas, uma chapinha para cabelo, três carteiras, cinco óculos, três garrafas de vinho, duas chaves de roda, um corta vergalhão, um relógio de pulso, um estojo com diversas ferramentas, um DVD automotivo, uma solenoide de 8 canais, uma câmera fotográfica, um multimídia 5 polegadas, dois Iphone e um rádio comunicador na frequência da Brigada Militar.
Em contato com as vítimas dos crimes, alguns no sábado e outros no domingo, estas identificaram seus pertences, deslocando para a delegacia para restituírem os materiais.
Os autores foram presos em flagrante e após o registro foram liberados.
Capitão Lemartine Venzo, comandante da BM de Gramado destaca a ação: “Desde a primeira ocorrência mobilizamos mais policiais para tentar identificar e prender os autores, pois é um delito que causa intranquilidade ao turista e ao morador, afeta diretamente a sensação de segurança. Assim, buscamos através da troca de informações e empenho total, um esforço que culminou com a prisão dos autores.”
O oficial também reitera a importância do trabalho dos órgãos de segurança que trabalharam juntos, com a troca de informações entre Brigada Militar e Polícia Civil, ainda entre as guarnições de serviço de vários municípios.