Batalhão Ambiental flagra rinha de galo e outros crimes ambientais durante o fim de semana em Passo Fundo e região

Neste fim de semana, militares do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3ºBABM) de Passo Fundo efetuaram diversas ações para coibir crimes em sua área de atuação. Dentre as ações, os PMs flagraram crimes contra a flora, realizaram operação contra a caça e pesca predatória e ainda identificaram um rinhadeiro nas diligências.

No sábado, 04, atendendo uma denúncia anônima, o 3º BABM foi até a ocupação da rede ferroviária no Bairro Petrópolis em Passo Fundo e constatou que um indivíduo havia efetuado corte de árvores com uma motosserra. Ainda, também foi constatadas árvores caídas devido a um desmoronamento de terra causado por uma escavação irregular.

As árvores eram nativas, da espécie Angico. No momento da fiscalização o homem não apresentou licença ou registro do órgão ambiental competente, ou qualquer outro documento da motosserra. Ele teve que assinar um termo circunstanciado pelo crime ambiental e teve o equipamento apreendido pela polícia.

Também no sábado, mas em Ronda Alta, PMs ambientais realizaram a Operação Força Verde – atividade de Policiamento Ostensivo de Proteção Ambiental e Preservação na Ordem Pública, na orla da área alagada da Barragem de Ronda Alta.

O policiamento teve como objetivo coibir os crimes de caça e pesca ilegais, abigeato, contrabando de agrotóxico, bem como atuar na preservação ambiental.

Durante a operação foram abordados veículos e identificadas pessoas. Ainda, os PMs efetuaram o resgate de um Preá (Cavia aperea) que estava no perímetro urbano e que foi devolvido ao seu habitat.

Já na noite de sábado, 04, também, o Pelotão de Frederico Westphalen flagrou uma rinha de galo, no interior do município de Palmitinho.

Através de uma denúncia anônima, os policiais militares foram até o endereço informado e flagraram 21 pessoas que se encontravam no local.

Leia também:  “Nunca vi algo tão cruel” diz líder de ONG que recuperou gatos em Caxias do Sul

Uma estrutura estava montada para a prática do crime. Os PMs resgataram e apreenderam 34 galos, sendo que muitos estavam feridos.

Diante do crime ambiental, os PMs lavraram o Termo Circunstanciado para as 21 pessoas, as quais responderão criminalmente pelo fato praticado.

Curso de Capacitação

Além das ações de policiamento ostensivo, os militares do 3º Batalhão Ambiental de Passo Fundo ainda participaram de um curso de capacitação na última semana. O evento aconteceu em Porto Alegre e tem como objetivo a capacitação e atualização dos coordenadores do Programa Patrulheiro Ambiental Mirim. O evento fez parte do calendário de eventos do Comando Ambiental para a Semana Nacional do Meio Ambiente.

O Patrulheiro Ambiental Mirim é desenvolvido pelo Comando Ambiental desde o ano de 2004 e, este ano, passou por uma reestruturação, adequando a Cartilha do Programa aos novos conceitos referente à Educação Ambiental, bem como fortalecendo a prática de uma consciência ambiental em nossa sociedade.

O Programa é desenvolvido em escolas públicas e privadas de todo o Rio Grande do Sul e aplicado por policiais militares, pertencentes aos três Batalhões Ambientais, vinculados ao Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM).

Os PMs vão até a sala de aula e desenvolvem, juntamente com as crianças e adolescentes, um conceito de preservação do Meio Ambiente, através de aulas práticas e teóricas.

Envolvendo, assim, os alunos e toda a comunidade na proteção e maior cuidado com o Meio Ambiente.

Informações Rádio Uirapuru.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo