Profissionais da educação de Cotiporã participaram de formação continuada

Na última semana, os professores e profissionais da Rede Municipal de Ensino de Cotiporã participaram de uma formação continuada sobre o tema: “Intervenções escolares em alunos com Transtornos do Espectro Autista”. O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.

A formação foi ministrada pela alfabetizadora, professora e especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Lisiane Bestani Pereira da Fonseca. Para compreender e atender da melhor forma possível os alunos que apresentam Transtornos do Espectro Autista, os profissionais da educação precisam alinhar as ações pedagógicas aos conhecimentos da neurociência, para que o currículo possa ser adaptado a cada caso, propiciando o desenvolvimento cognitivo, motor, linguístico e social destes estudantes.

Para a secretária de Educação e Desporto, Lilian Zechin, a formação continuada de professores é muito importante, pois amplia o conhecimento, leva a reflexão, a solução de problemas e mantém o professor atualizado. “Estamos fazendo o possível para compreender as crianças que apresentam TEA, para podermos contribuir com o seu desenvolvimento.”, conclui Lilian. O encontro ocorreu no Anfiteatro Municipal e contou ainda com a participação do prefeito Ivelton, vice-prefeita Lenita e equipe da Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Sair da versão mobile