Primeira prenda trans homenageada pelo MTG será presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas
A primeira prenda trans reconhecida como participante do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), Gabriella Meindrad Santos de Souza, será a presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas em 2022. Gabriella, que é secretária adjunta da Cultura no Estado, terá a missão de coordenar a comissão que organiza as atividades culturais e festivas relacionadas à data de celebração farroupilha, as informações são de GZH.
O cantor, compositor, gaiteiro e violinista Adair de Freitas será o patrono dos festejos.
Conforme a Secretaria Estadual de Cultura, os Festejos Farroupilhas deste ano terão início no dia 12 de agosto, com o acendimento da Chama Crioula, no município de Canguçu. As atividades se estenderão até 20 de setembro.
— É uma alegria estar presidindo a Comissão Estadual dos Festejos neste ano. Principalmente, pela retomada das atividades presenciais, pela expectativa do Estado na realização da Semana Farroupilha, mas também pela representatividade, do tema de 2022 falar sobre as “etnias do gaúcho: Rio Grande terra de muitas terras”, abrangendo toda a diversidade que forma o gaúcho, seja etnico-racial, de orientação e identidade sexual, religiosa, etc. Minha ligação com a cultura é desde muito pequena e, em 2019, vivi um momento único e especial ao ser homenageada como prenda, sendo uma mulher trans. Os festejos farroupilhas de 2022, marcarão o retorno, mas também a importância do respeito a pluralidade das pessoas, como dizia Paixão Côrtes: “Gaúcho é um estado de espirito” — afirmou Gabriella à coluna.