Um verdadeiro espetáculo astronômico está previsto para a próxima semana: um eclipse lunar total, também conhecido como Lua de Sangue. A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 23h28 do domingo (15) e terminará às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54.
O fenômeno será visível para quem estiver na América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia. Já para a Nova Zelândia, o leste da Europa e o Oriente Médio, o eclipse será penumbral (quando a Lua passa somente pela penumbra da Terra, de modo que sua cobertura, ainda que total, é quase imperceptível – ela não fica nem escondida, apenas com o brilho mais fraco).
Segundo Fred Espenak, astrofísico famoso por seu trabalho em previsões de eclipses, a lua cheia de 15 de maio será uma superlua, como é chamada quando ocorre no perigeu (a posição mais próxima da Terra no mês).
Se você não conseguir assistir ao evento olhando diretamente para o céu (seja em razão do tempo nublado ou por não estar em um local propício), não se preocupe, pois várias plataformas na Internet prometem fazer a transmissão do eclipse em tempo real.
Uma delas é o canal oficial da NASA no YouTube. “Junte-se a especialistas da NASA para aprender sobre esse incrível fenômeno natural, olhar através de vistas de telescópios em todo o mundo e ouvir sobre os planos de retornar humanos à superfície lunar com o programa Artemis“, diz um comunicado da agência, afirmando que os espectadores poderão fazer perguntas ao vivo.
O fenômeno também poderá ser acompanhado por meio de canais brasileiros, como o do Observatório Astronômico Rei do Universo (OARU) e o do Observatório Nacional, que costuma sempre promover lives comentadas.