O Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi (HCSPL) de Veranópolis completou nesta terça-feira (03), 35 dias sem internações de pacientes devido à covid-19, sejam casos suspeitos ou confirmados. A casa de saúde divulgou os dados deste ano. Em janeiro foram 10 internações covid-19; já em fevereiro, 17; no mês de março, cinco e em abril, nenhuma.
A equipe do hospital dá os créditos para essa melhora no cenário à vacinação. Entretanto, resaltam que
o afrouxamento das medidas de prevenção, principalmente liberação do uso de máscaras e circulação de pessoas em vários ambientes, pode favorecer o aparecimento de novos casos, visto que ainda não foi decretado o fim da pandemia.
“Estamos entrando no período de inverno e o aparecimento de infecções por outras influenzas irá aumentar, principalmente em idosos e crianças. E medidas simples como lavagens das mãos ou uso de álcool em gel e uso da máscara são fundamentais para a não propagação desses vírus na nossa comunidade”, orienta a responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pela higienização, Taísa Adriana Schneider.
O alerta continua
A secretária de Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni Bordignon, destaca que independente do número de internações é um momento de alerta e de preocupação, considerando que a busca por atendimento nos serviços primários de saúde está muito alta, principalmente de pacientes com doenças respiratórias, não necessariamente ocasionadas pelo coronavírus.
“É um sinal de alerta, estamos iniciando um período de muito frio, chuva e umidade na nosso município e certamente esses são fatores que predispõe as pessoas a terem mais sintomatologia respiratória e outras infecções respiratórias, não necessariamente somente pela covid-19. O fato de não termos a 35 dias nenhuma internação é satisfatório, contudo, vamos seguir firmes, fortes e alinhados para continua dando suporte às demandas existentes atualmente”, destaca a secretária.
Leia também | Veranópolis aplica segunda dose de Pfizer nesta terça-feira