Fiscalização flagra condutor embriagado em Caxias do Sul

Na madrugada desta sexta-feira (06/05), equipes da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal uniram forças em mais uma edição da Operação Balada Segura. A ação aconteceu em trecho da Rua Antonio Prado, na área central de Caxias do Sul, das 1h15 às 4h30. A Operação Balada Segura é um trabalho permanente que objetiva combater crimes e infrações de trânsito que tenham relação com o consumo de álcool. Todos os condutores que trafegam pelo endereço da operação são submetidos ao teste do etilômetro passivo. Aqueles que se recusarem à realização do teste e aqueles que obtiverem resultados positivos são abordados para maiores investigações.

Nesta sexta-feira, 62 condutores foram abordados pelas equipes. Os servidores emitiram 23 autos de infração de trânsito e um veículo foi recolhido ao depósito credenciado do Detran/RS. Os servidores flagraram diversas irregularidades, como um dos condutores abordados, que desobedeceu à ordem de parada dos agentes. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia. Em outra abordagem, o condutor não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (ele não era habilitado).

Ao todo, 19 condutores abordados estavam sob efeito de bebidas alcoólicas ou se recusaram ao teste do etilômetro. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, nos casos em que um condutor é flagrado sob efeito de álcool ou se recusar ao teste, como medida administrativa, ele poderá acionar um outro condutor habilitado, que comprove estar sem presença de álcool, dentro do prazo estabelecido pelo agente de trânsito, para retirar o veículo. Na operação desta sexta-feira, um condutor que aguardava um segundo motorista decidiu entrar no carro e fugir, desobedecendo também às ordens dos agentes de trânsito. Ele foi autuado em mais de R$ 6 mil.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) ressalta que os condutores devem sempre obedecer ao agente de trânsito. Ao fugir de uma abordagem, o condutor assume risco e deve estar ciente de que sofrerá as sanções cabíveis nas esferas administrativas e criminal.

Sair da versão mobile