Adoções de espaços públicos são retomadas em Caxias do Sul

Instituída em 2014, mas descontinuada três anos após, a lei de adoções de espaços públicos foi aprimorada na atual administração. Como marco da retomada, na sexta (20/05), foram assinados os termos das duas primeiras adoções pela iniciativa privada. A Ideias e Presentes Bazar e Papelaria, representada pela proprietária Sílvia Ana Bertin, assume a manutenção da praça localizada no Bairro Jardim América, enquanto o Condomínio Solar da Praça, representada por Janaína Colognese de Almeida, responderá pela Praça do Trem, em São Pelegrino.

O prefeito Adiló Didomenico argumentou que a adoção é interessante para a Administração, que ganha o reforço da comunidade nos cuidados dos espaços públicos, e para o adotante, que assegura visibilidade institucional. “Este é o início de uma parceria que repercutirá de forma imediata na limpeza e no embelezamento da cidade”, assinalou. A vice-prefeita Paula Ioris reforçou que uma cidade mais bonita também depende da iniciativa da comunidade, alegando que a Prefeitura não tem condições de absorver todas as demandas.

O secretário do Meio Ambiente, Osório Martins, reconheceu que a pasta não tem estrutura adequada para atender a cidade como ela merece. Por isso, considera fundamental a ajuda da população. “Não se trata de repassar compromissos à sociedade, mas de buscar parcerias para melhorar o atendimento. No caso das adoções vamos fazer a fiscalização dos espaços”, salientou. Como exemplo da preocupação com as áreas públicas, citou o Ecoparque, que estava abandonado, foi recuperado e hoje recebe em torno de 5 mil visitantes nos finais de semana.

O trabalho da Semma está concentrada, no momento, na renovação dos 150 espaços que já eram adotados. De acordo com Joserlei Goulart, responsável pelos contatos, a maioria já demonstrou interesse na renovação. Em paralelo está em curso um trabalho de prospecção de novos interessados.

Leia também:  Homem de 58 anos morre de Covid-19 em Caxias do Sul

A diretora-geral da Semma, Luzia Ester Santos Oss, enfatizou que o aprimoramento da lei buscou, principalmente, facilitar a adoção, que poderá ser feita via online por meio da plataforma Semmaweb (https://caxias.rs.gov.br/servicos/meio-ambiente/semmaweb). Também destacou que a placa de identificação foi reformulada, dando maior visibilidade ao parceiro. Produzida em madeira, será mais robusta. “Foi feita para despertar o interesse de adotantes”, indicou.

Para manifestar interesse basta preencher um cadastro com os dados solicitados e indicar qual a área escolhida. Também é possível apresentar um projeto de melhorias para o local. Ou ainda, propor a adoção total ou parcial do espaço, quando se tratar de áreas públicas maiores. Em troca do compromisso de cuidar do local, o adotante poderá – se assim desejar – aproveitá-lo para divulgação da própria marca por meio de uma placa padronizada.

O que pouca gente sabe é que oferta de áreas públicas para adoção, tanto por empresas ou organizações quanto por indivíduos, é ampla em Caxias do Sul: estão disponíveis parques, canteiros, jardins, praças, rótulas e viadutos, além de espaços passíveis de ajardinamento ou arborização urbana. Contudo, todas as solicitações são avaliadas pela equipe técnica da Semma. A aprovação depende do local, das suas especificidades e da proposta do possível adotante.

Uma vez aprovado o processo, o solicitante terá o custo da manutenção do espaço e da instalação da placa de divulgação da sua marca, quando for o caso. Em algumas áreas será necessária apenas a manutenção de roçada e plantio de flores; em outras, poderá haver necessidade de manutenção de mobiliário urbano. O tamanho do investimento depende das características da área e da proposta do adotante. “A ideia do projeto é despertar o sentimento de pertencimento na população, gerando efeito em todas as áreas do município. Acreditamos que a população terá um zelo especial por espaços que estejam aos seus cuidados”, ressalta a diretora. O ato foi acompanhado pela secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; vereadora Marisol Santos e pelo vereador Adriano Bressan.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo