3ª Prenda Juvenil do RS relata a sua experiência e emoção em representar Veranópolis e a região

A veranense Laura Tedesco Bressan conquistou o título de 3ª Prenda Juvenil do RS na 51ª Ciranda Cultural de Prendas, em Bagé, no último final de semana. O concurso iniciou na quinta-feira (19) e seguiu até o sábado (21), quando a veranense recebeu a faixa. Laura representou a 11ª Região Tradicionalista e o CTG Rincão da Roça Reúna. Ela conta como foi a sua preparação para participar desse concurso:

“Eu concorri a prenda do CTG em 2019, ganhei a faixa de 1ª Prenda Juvenil. O meu concurso regional era pra ser em 2020, mas acabou sendo em setembro de 2021. Quando ganhei como 1ª Prenda Juvenil da 11ª Região Tradicionalista, sabia que o meu período de preparação para o concurso seria curto. Foi bem puxado e, em meio a isso, me mudei para Porto Alegre para fazer faculdade. A prova escrita é o que acaba definindo o concurso, por isso sempre estudei bastante e me preparei também para as demais provas”, explica.

O concurso iniciou na quinta e na sexta começaram as provas. Pela manhã, a escrita, com 30 questões, divididas em 10 de história, cinco de geografia e 15 de tradição, tradicionalismo e folclore, além da redação, que teve como tema “Cidadania digital”. Durante a tarde houve a Mostra Folclórica. Para ela, foi desenvolvida uma pesquisa, enviada um mês antes.

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

“O tema da minha pesquisa era ‘Sabores e História – a culinária familiar como legado cultural’ Eu tive que desenvolver uma pesquisa sobre pratos que eram tradicionais na minha família, os que pesquisei tem muita relação com o cultivo trigo e milho. Apresentei o bolo de milho, receita da família”, afirma.

Na sexta à noite, houve a abertura oficial da Ciranda. Já durante o sábado, ocorreu a prova artística, Laura foi a penúltima a se apresentar. Foram sorteados temas para explanação oral, o dela foi “O sentido e o valor do tradicionalismo e a atualidade – Quais pontos da tese de Lessa permanecem atuais?”. Segundo Laura, esse é um dos documentos principais do movimento, que fala sobre a atenção as novas gerações, entre outros assuntos. A prova artística contou também com momento de declamação e de dança.

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

O grande momento foi a noite, durante o baile, quando são anunciadas as prendas que irão representar o estado. Laura relembra os momentos de emoção:

“Durante o resultado eles vão anunciando dicas para falar quem vai ser e no meu anúncio começaram a falar sobre tempo e o tema da minha prova era sobre tempo e terra. Falaram também sobre estourar o tempo da apresentação, pois eu quase ultrapassei os meus 25 minutos. A moça que estava dando o resultado, dizia, levanta prenda, respira, mas eu precisava que ela dissesse o meu nome para acreditar que era eu. Acho que ainda não acreditei e me acostumei com a ideia”, destaca.

A partir de agora, serão momentos de muito compromisso e desafios em relação a nova experiência. Antes, Laura representava a região, agora, o RS como um todo.

“Farei o melhor pra representar Veranópolis e a 11ª Região Tradicionalista. Será desafiador, mas tenho certeza que será uma caminhada de bastante conhecimento, aprendizado, conhecendo lugares e pessoas, pra fazer valer a pena esse título e a dedicação que acabou culminando no título de 3ª Prenda Juvenil do RS”, conclui.

Leia também | Laura Tedesco Bressan é a 3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul

Sair da versão mobile