Veranópolis divulga primeiro caso suspeito de dengue
A Secretaria Municipal da Saúde de Veranópolis divulgou nesta quinta-feira (28) o primeiro caso suspeito de dengue em Veranópolis. A pasta foi notificada do fato na manhã dessa quarta-feira (27). Conforme informações preliminares, trata-se de mulher de 36 anos de idade, residente em localidade do interior do município. No período das festividades da Páscoa (dias 14 a 17 de abril) ela esteve em cidade da Região Norte do Estado, visitando parentes, sendo que um deles estava positivo para dengue.
A paciente iniciou sintomas no dia 22 de abril com febre alta e contínua, dores no corpo, dor atrás dos olhos e fraqueza. Diante das informações, equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e Agente de Combate a Endemias, realizaram visita à residência da paciente suspeita, que recebeu apoio e orientações. Também foi realizada vistoria minuciosa em sua casa e redondezas, não tendo sido encontrados focos para Aedes aegyti. Os servidores da Secretaria Municipal da Saúde realizaram, inclusive, verificação e orientação na empresa onde a paciente suspeita trabalha, onde não foram encontrados criadouros para o mosquito da dengue.
A secretaria ressalta que a confirmação do caso só é perfectibilizada com resultado emitido pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e que a realização de fumacê (bloqueio de transmissão com aplicação de adulticida) não foi necessária por ser residência isolada e no interior do município, e por não terem sido encontrados focos para Aedes aegypti.
A secretaria ainda reforça que a população deve seguir com os cuidados em seus pátios, terrenos e residências, evitando e eliminando locais com água parada. Alerta que se não houver cooperação popular, a qualquer momento restarão novos casos suspeitos e confirmados, tanto importados e/ou autóctones da doença no município (área urbana) e que serão necessárias medidas drásticas para o bloqueio da transmissão da doença (fumacê). Em caso de orientações, solicitações e denúncias, contatar a Vigilância Sanitária pelo telefone (54) 3441-1458.
Leia também | Prefeitura de Veranópolis orienta sobre cuidados contra a dengue