Na tarde dessa terça-feira (26), a Cia Energética Rio das Antas (Ceran), realizou testes com o sistema de sirenes instalado na UHE Monte Claro, localizada em Veranópolis. Membros da coordenação da Defesa Civil de Veranópolis estiveram acompanhando a simulação do sistema de alerta da Ceran, representados pelo Secretário de Governo, Eliezer Dalla Costa, a integrante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, Laura Guadagnin e a vereadora, Adriane Parise.
Quanto à segurança da barragem, a Ceran atende às exigências estabelecidas pela Política Nacional, regida pela lei nº 12.334, cujo objetivo é garantir a observância de padrões de segurança. O sistema de alerta da Usina é composto por estações com sirenes no percurso que compreende a Zona de Autossalvamento (região abaixo da barragem, com distância menor de 10km ou tempo de chegada da água menor que 30 minutos no caso de rompimento) da UHE Monte Claro.
A Ceran destaca que não há risco de rompimento da barragem, a qual é extremamente segura, conforme inspeções e revisões periódicas. E esses testes tratam-se de uma exigência da legislação com o objetivo de avisar a população que mora abaixo da barragem em caso de rompimento.
Leia também | Ceran realiza teste com sistema de sirenes em Cotiporã