Na noite desta terça-feira (19/04), das 21h às 23h30, os servidores da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal uniram forças em mais uma edição da Operação Happy Hour, cujo objetivo está no combate aos condutores que trafegam sob efeito de bebidas alcoólicas. A operação aconteceu em trecho da Rua Bortolo Zani, no bairro Bela Vista.
Ao todo, 54 veículos foram abordados pelos agentes, que emitiram 22 autuações por irregularidades diversas. Três veículos foram recolhidos ao depósito credenciado do Detran/RS. Durante a operação foram flagradas várias infrações, dentre as quais desobediência a ordem de parada e três condutores dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (não eram habilitados). Seis motoristas dirigiam sob efeito de álcool, mas nenhum deles foi preso em flagrante, pois não atingiram índice superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
Durante a operação, três condutores tentaram fugir do local ao observarem os servidores. A Guarda Municipal impediu a fuga de um, enquanto os outros dois motociclistas conseguiram fugir. Todavia, os servidores identificaram as placas das motocicletas e foram lavrados os autos de infração devidos às fugas. A Fiscalização de Trânsito também emitiu autuações a três motociclistas que estavam com o escapamento aberto, em desacordo com o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) reitera, mais uma vez, que os condutores que fogem de blitze e desobedecem à ordem de parada dos servidores estarão sujeitos às consequências nas esferas administrativas do trânsito e criminal.