Saiba qual é o prognóstico climático para maio e junho na Serra gaúcha

O Boletim do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs) apresentou o prognóstico climático para o trimestre abril-maio-junho. A agrometeorologista e pesquisadora no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (CEFRUTI/DDPA/SEAPDR), Amanda Heemann Junges, divulgou em entrevista à Studio, os dados referentes à precipitação pluvial e temperatura para os próximos meses.

Segundo o boletim, para a Serra gaúcha se espera precipitação pluvial ligeiramente abaixo da média histórica em maio. Já em junho, passam a ter chuvas mais próximas da média. Pensando em termos de temperatura do ar, se espera que fiquem próximas da média, ligeiramente acima, em maio. No mês de junho, elas ficarão acima da média. De acordo com Amanda, o mês será um pouco mais quente em termos de temperatura média.

A agrometeorologista salienta que prognóstico é diferente da previsão do tempo, pois ele dá uma ideia geral, uma visão abrangente da temperatura e precipitação do mês. Sobre a chegada do frio, ela relembra que no ano passado, em maio, foram registradas 69 horas de frio, o que significa uma temperatura abaixo de 7,2 ºC.

“Diante do prognóstico, percebe-se que provavelmente não se terá frio tão intenso em maio neste ano. Em média, são 35 horas de frio nesse mês, ano passado foi acima disso, fez frio muito cedo. Ao que tudo indica, não vamos ter uma chegada do inverno tão acentuada, frio tão intenso”, explica Amanda.

Assista a entrevista completa:

Leia também| Piloto de kart veranense conquista boa posição em campeonato

Sair da versão mobile