Projeto prevê recuperação de nascentes em Veranópolis

Na última quinta-feira, dia 07 de abril, o Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, acompanhado da Secretária de Educação, Izabel Cristina D. Menin e da coordenadora da Educação Infantil, Silvia Peresin, recebeu a visita da ONG AMMA – Agentes Multiplicadores do Meio Ambiente, por meio da Rubia Cenci Freitas e Bruna Treviso Cenci, além do João Bagatini contratado pela AMMA para executar ações técnicas do projeto.

Encontro que teve como objetivo alinhar o que já foi realizado e o que se pretende com o projeto de preservação de nascentes que a ONG AMMA já desenvolve, desde 2021, com alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Veranópolis.

O projeto “Minha Mata, Minha Água – Conscientizando sobre sua importância” iniciou com a proteção de quatro nascentes d’água, onde são realizados várias etapas envolvendo a conservação do solo, plantio de árvores, proteção e cuidado das mudas, cercamento da área e acompanhamento do enriquecimento da vegetação no espaço definido como mata ciliar, o qual é fundamental para a preservação da nascente e para a qualidade da água da mesma. Todo o estudo desenvolvido segue os padrões estabelecidos na Lei Federal 4.771/65, alterada pela Lei 7.803/89 e a Medida Provisória nº 2.166-67, de 24 de agosto de 2001. Os parceiros para a realização desse projeto são Sicredi (com valores destinados pelo Fundo Social que contribuíram para o cercamento e plantio nas quatro nascentes que deram início ao projeto), Adubare (com fornecimento de adubo) e RGE, inicialmente com a repasse de 400 mudas de árvores.

Na oportunidade, foram alinhadas questões para a continuidade deste projeto, por meio de uma nova parceria com a RGE, que visa proteger mais nascentes, aumentar as horas de educação ambiental aos alunos, além de um trabalho didático junto às escolas municipais.

Cada nascente que já foi trabalhada e recuperada, ou que virá a ser, terá o acompanhamento de 4 anos pelo mesmo grupo de alunos. Os quais, ao longo deste período, poderão a cada visita à nascente verificar as mudanças do espaço na questão de fauna e flora, além da qualidade e quantidade de água.
É importante destacar que as recuperações das nascentes não geram custos para os proprietários da terra, é necessário apenas o consentimento para o acesso, cercamento (raio de 15m) e preservação da mata no local.

Preservar uma nascente de água, é um ato de preservação da vida, pois sem água não existe vida.
Se você se interessou por esse projeto e quer saber mais, pode entrar em contato com a ONG AMMA para mais informações.

Sair da versão mobile