Uma japonesa reconhecida como a pessoa mais velha do mundo morreu aos 119 anos, informou o Guinness World Records nesta segunda-feira (25). Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903 na região de Fukuoka. O óbito ocorreu no dia 19 deste mês.
Tanaka tinha uma saúde relativamente boa até recentemente e morava em uma casa de repouso, onde gostava de jogos de tabuleiro, de resolver problemas matemáticos, refrigerantes e chocolate. Na juventude, a idosa teve vários negócios, incluindo estabelecimentos que vendiam macarrão e bolos de arroz.
Kane casou com Hideo Tanaka há um século, em 1922, com quem teve quatro filhos e adotou um quinto. Ela pretendia usar uma cadeira de rodas para participar do revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, mas a pandemia de coronavírus impediu a sua presença.
Quando o Guinness, o livro dos recordes, a reconheceu como a pessoa mais velha do mundo em 2019, ela foi questionada em que momento de sua vida foi mais feliz e respondeu: “Agora”. A sua rotina diária foi descrita como: acordar às 6h e dedicar as tardes a estudar matemática e praticar a caligrafia.
“Um dos passatempos favoritos de Kane é uma partida de Othello, e ela se tornou uma especialista no clássico jogo de tabuleiro”, afirmou o Guinness.
Informações O Sul.