PATRAM realiza doação de pinhões apreendidos em Ibiraiaras
Nesta terça-feira (05), as equipes do 03°Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo e Lagoa Vermelha, realizaram a doação dos pinhões apreendidos no dia 31 de março na localidade de Santo Expedito, interior de Ibiraiaras.
Em Passo Fundo, os PMs entregaram ao Primaves – Mantenedor da Fauna Silvestre localizado no Distrito de Bela Vista, em Passo Fundo. Ao Primaves foram doadas 05 toneladas de pinhão. Atualmente, o Primaves abriga 270 exemplares entre primatas e aves silvestres.
Em Lagoa Vermelha, os Policiais Militares destinaram 02 toneladas de pinhão à Secretaria Municipal de Assistência Social, que fará a distribuição para o Lar de Idosos, Casas de Acolhimento e Escolas.
Muitas pinhas apreendidas foram colhidas ainda verdes, desta forma, interrompendo sua completa maturação, prejudicando, assim, o ciclo da natureza.
Cabe salientar que, a Portaria Normativa DC-20, de 27/09/76, do IBAMA, fixa a data de 15 de abril para o “início da colheita, transporte e comercialização do pinhão, quer para uso em sementeiras, quer para uso como alimento”.
Quando retirado precocemente da natureza, o pinhão deixa de servir como alimento para mais de 70 espécies da fauna que buscam, nestas sementes, fonte de energia para o inverno. E é o pinhão o responsável pela produção de novas Araucárias.
Fonte: Rádio Lagoa FM
Fotos: Patram de Lagoa Vermelha