Inicia nesta segunda-feira, 25, o calendário do 13º salário antecipado para aposentados e pensionistas do INSS. Neste ano, o instituto vai depositar o abono salarial para 31 milhões de segurados entre os meses de abril e junho.
A medida autorizada pelo governo federal, juntamente com a nova rodada de saques do FGTS, vai movimentar R$ 56,7 bilhões para o pagamento do abono salarial nos próximos dois meses.
Com algumas agências ainda em greve, o INSS segue remarcando as períciais presenciais de pessoas que aguardam na fila pelo benefício. Em março, o instituto contava com mais de 1,6 milhão de requerimentos solicitando algum tipo de benefício que ainda não haviam sido analisados.
Para tentar agilizar a análise e concessão destes pedidos o governo publicou uma Medida Provisória que “dispensa a emissão de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença).
Dessa forma, a pessoa que solicitar o auxílio doença não precisará passar pela perícia para conseguir o direito ao benefício, já que a concessão será simplificada por meio de análise documental com base em atestado e laudos médicos.
Consulta ao valor do 13º do INSS em 2022
O INSS liberou na última semana a consulta ao valor do benefício de abril dos aposentados e pensionistas. A consulta aos pagamentos deste mês já está disponível no aplicativo Meu INSS. Para acessar, basta baixar o app e entrar com CPF e senha (login Gov.br). A mesma consulta pode ser feita pelo computador no site Meu INSS.
O valor do 13º salário em abril será correspondente a 50% do benefício recebido pelo aposentado na folha de pagamento deste mês. Assim, para aqueles que recebem um salário mínimo por mês a parcela deve ser de R$ 606 na folha de abril.
Já no mês seguinte a segunda parcela será referente ao restante do valor da parcela antecipada, mas terá valor menor por causa do desconto do imposto de renda.
O app do INSS oferece diversos serviços digitais para os segurados, como a possibilidade de consultar o resultado do benefício por incapacidade, ver o extrato de pagamento do benefício ou empréstimo consignado e fazer a solicitação de aposentadoria para quem ainda não recebe o benefício.