Na tarde dessa quinta-feira (03), ocorreu em Farroupilha, uma reunião com todos os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), dentre eles, o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli. Entre os temas, foram debatidos os protocolos regionais de saúde para combate da pandemia, contando com a coordenadora do Comitê Técnico Regional da MacroSerra, Marijane Paese.
Segundo De Carli, no ato, foi aprovado, quase por unanimidade, a recomendação para o governo do estado da não obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e sem aglomerações. Em ambientes fechados, o uso do item permanece sendo exigido. O assunto será encaminhado para aprovação do Governo do Estado, que é quem tem o poder de estabelecer medidas.
“Tratam-se de sugestões da Amesne, que sempre foi pioneira nas medidas, uma vez que tem um comitê com muitos dados”, destaca Waldemar.
Também foram abordados os serviços prestados pela Corsan, cujo prazo para definições é curto. Dos 36 municípios que integram a Amesne, apenas um assinou o aditivo. Com isso, votou-se para que o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) faça um acordo com a UCS para a apresentação de um plano de saneamento para os municípios.
Entre outras pautas que foram avaliadas, também esteve a queda da arrecadação que os municípios terão devido à alíquota de ICMS, reduzindo os valores repassados pelo Estado. E também a queda da alíquota do IPI. Desta forma, a arrecadação dos municípios vai ser menor, o que preocupa os gestores municipais, uma vez que os custos estão cada vez maiores.
Leia também | Dois primeiros meses de 2022 representaram 59% dos casos de covid-19 registrados no ano de 2021 em Veranópolis