A 33ª edição da Festa da Uva foi encerrada no domingo (06/03), depois de 17 dias de centenas de atrações no Parque Mário Bernardino Ramos, seis edições do desfile cênico musical no centro de Caxias do Sul e 15 etapas dos Jogos Coloniais. Ao agradecer todos que se envolveram com o evento, o prefeito Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris anunciaram a data da próxima edição do evento. “A Festa da Uva 2024 será realizada de 15 de fevereiro a 03 de março”. Também confirmaram para 2023 a realização da Festa das Colheitas em três finais de semana: 24, 25 e 26 de fevereiro; 03, 04 e 05 e 10, 11 e 12 de março.
O prefeito ainda assinalou que a festa foi realizada com recursos mínimos, exigindo que todos os integrantes da comissão comunitária trabalhassem com muita criatividade, citando os desfiles cênicos como exemplo. Fez referência à retomada da integração regional, com a participação de 20 municípios da Serra Gaúcha, tarefa conduzida pela vice-prefeita. “A festa recriou este espírito regional, do qual Caxias tinha se afastado por decisão de gestor anterior. A integração será fundamental para o desenvolvimento econômico e social de todos os municípios”, enfatizou.
Assim como na abertura, a cerimônia no palco 1, do parque, teve condução da rainha Pricila Zanol e das princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann. Ainda participaram secretários, vereadores, apoiadores e todos os integrantes da Comissão Comunitária e Social da Festa.
O trio lembrou do trabalho de divulgação em mais de 30 mil quilômetros percorridos, visitando 30 municípios em três estados e que muitos corações foram tocados. “A cada visita, as trocas de olhares demonstravam o desejo tímido para o retorno das festividades. Dia após dia, aumentavam a motivação e o entusiasmo para seguir com o trabalho voluntário de divulgação do evento”. As soberanas ainda parafrasearam o escritor José Clemente Pozenato, que para haver festa é preciso alegria e para haver alegria é preciso estamos juntos. “A Festa da Uva 2022 foi construída por muitas mãos. Foram centenas de pessoas que, de forma voluntária, se doaram para a realização da maior festa comunitária do país”, discursaram.
O presidente Fernando Bertotto agradeceu o trabalho de toda a equipe que acreditou que a Festa poderia ser realizada com todos os cuidados sanitários vigentes. “Esses dias de festa foram muito gratificantes. Muita coisa poderia ter sido diferente, mas tudo fluiu de maneira normal e natural. Quem gosta de Caxias, faz a Festa! Minha palavra de hoje é gratidão”, manifestou.