IBGE vai divulgar pela 1ª vez dados sobre orientação sexual

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar pela primeira vez dados sobre a orientação sexual da população. Esses indicadores foram levantados na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019, em parceria com o Ministério da Saúde.

Os dados serão divulgados em 25 de maio. A publicação atende à Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais instituída em 1º de dezembro de 2011. Segundo o IBGE, ia investigação se faz necessária tanto para a elaboração de políticas públicas voltadas para essa população quanto para o monitoramento de potenciais desigualdades de aspectos sociais e de saúde, segundo as diferentes orientações sexuais, e, por fim, para a construção do conhecimento científico relacionado ao tema.

O IBGE havia sido questionado pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre o porquê de não ter incluído perguntas sobre a população LGBTQIA+ no Censo Demográfico de 2022. Segundo o Instituto, a pesquisa, que acontece de 10 em 10 anos, “não é adequada para sondagem ou investigação de identidade de gênero e orientação sexual”, já que permite que um morador responda por ele e pela família, enquanto perguntas sobre orientação sexual de um determinado morador só podem ser respondidas por ele mesmo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo