Nesta semana foi divulgada a condenação de um homem por maus tratos a animais em Veranópolis. A pena será de quatro anos e 10 meses de prisão em regime semiaberto e ele está impedido de ter cães por três anos.
O caso ocorreu há pouco mais de um ano, no dia 11 de janeiro de 2021, na comunidade de Lajeadinho, em Veranópolis. Foram resgatados pela ONG Instinto Coruja e pela Fiscalização Ambiental Municipal e do Grupamento de Polícia Ambiental (PATRAM) cerca de 20 cães, cavalos, gansos, jumentos, ovelhas, entre outros animai., na comunidade de Lajeadinho, em Veranópolis. A captura foi decorrente de uma denúncia anônima de maus tratos. Na propriedade, foram constatados os maus tratos, além da presença de animais mortos.
” […] animais debilitados, sem água, sem comida, privados de poder se deitar, tão curtas eram as suas correntes. Eram dezenas de olhares de súplica, que viam em nós uma chance de resgate e vida nova! l […]” afirma a ONG em publicação.
Foi realizada uma caminhada pedindo justiça no ano passado e foram recebidas doações para o tratamento dos animais. A investigação culminou neste capítulo, da condenação do réu nesta semana. Apesar disso, ainda há tempo para recurso.
Veja a reportagem ao vivo no dia do resgate
Leia também | Inquérito sobre caso de maus tratos em Veranópolis é finalizado e enviado à Promotoria de Justiça