O Grêmio enfrentou o Ypiranga, líder da competição, na tarde deste sábado, na Arena, em jogo válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho. Com maior posse de bola e nos 90 minutos, o Tricolor venceu os visitantes pelo placar de 2 a 0, com gols assinalados por Campaz e Bitello.
Com o resultado, Grêmio encerra a primeira etapa do estadual na segunda colocação, com 21 pontos e enfrenta o Internacional, na semifinal.
O Tricolor iniciou bem a partida, dominando as primeiras ações, tanto que logo aos 2 minutos, chegou bem com Campaz, que ergueu a bola na área, na primeira trave, para Elias desviar de cabeça, mas a bola saiu. Em resposta, os adversários chegaram ao campo de ataque quando Gedeílson fez um cruzamento para Matheus Santos, que dividiu e deixou para Hugo Almeida mandar em direção a meta, mas a bola saiu à direita do gol.
Mas a equipe comanda por Roger Machado seguiu buscando o ataque e chegou novamente aos 13’, em bola parada. Campaz cobrou uma falta mandando por baixo da barreira – a bola passou quase raspando a trave esquerda. O colombiano não desistiu e seguiu mantendo o ritmo intenso na partida, tanto que aos 25 minutos, cobrou um escanteio e marcou um golaço, o segundo gol olímpico da Arena, abrindo o marcador.
Passados 30 minutos, Campaz apareceu novamente e recebeu no meio, de Gabriel Silva – ajeitou e chutou firme, acertando a trave. Em seguida, foi Elias quem passou por Bruno Bispo e cruzou para trás, mas a zaga da equipe de Erechim conseguiu cortar.
Na reta final, Elias recebeu em condições depois de um rápido contra-ataque, chutou, mas o goleiro adversário conseguiu defender.
Os gremistas voltaram para a etapa complementar com a mesma formação. Com 8 minutos, tiveram uma chance em bola parada, com uma cobrança de falta da intermediária de ataque – Campaz cobrou, mas carimbou a barreira.
Aos 10’, o técnico Roger Machado fez sua primeira mudança na equipe: Colocou Rildo no lugar de Janderson. Dois minutos depois, foi a vez de Diogo Barbosa aproveitar o erro adversário e chutar da entrada da área, para defesa do goleiro do Ypiranga.
Foi aos 18 minutos que o Grêmio chegou ao seu segundo gol com Bitello. Campaz serviu o meia, que livre na intermediária, arriscou um chute, mandando no canto direito da meta defendida Edson.
Outra mudança na equipe foi feita aos 27’, quando Benítez ocupou o lugar de Gabriel Silva.
O Ypiranga teve um jogador expulso: Jefferson xingou o assistente de arbitragem e acabou deixando a partida, passados 33’.
Mais duas alterações foram realizadas pelo técnico Roger: Vini Paulista e Lucas Silva assumiram as posições de Campaz e Bitello.
Na reta final da etapa complementar, aos 40 minutos, Lucas Silva cobrou uma falta e mandou muito perto do gol. A bola ainda desviou e saiu pela linha de fundo. Nos acréscimos, o Tricolor ainda teve uma sequência de chances de gol, mas o marcador fechou em 2 a 0.
Com o resultado, o Tricolor finaliza a primeira fase em segundo lugar, enfrenta o Internacional na semifinal da competição.
Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA