Governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior esteve em Caxias do Sul neste sábado (5/6), visitou os pavilhões da 33ª Festa Nacional da Uva e acompanhou o desfile cênico musical de encerramento.
Recepcionado pelo prefeito Adiló Didomenico, pela vice-prefeita Paula Ioris e pelo secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, Ranolfo acompanhou o evento que celebra a história da imigração italiano no Rio Grande do Sul.
“Vivenciamos um pouco da história da imigração italiana no RS assistindo ao espetáculo e percorrendo os pavilhões da Festa da Uva. A cultura italiana é também parte da construção da identidade gaúcha, com seus costumes, arte, gastronomia e força de trabalho”, afirmou o governador em exercício.
O desfile, dirigido pela secretária municipal de Cultura, Aline Zilli, reuniu no espetáculo companhias e escolas de dança, centros de tradições gaúchas, moradores da cidade, visitantes e artistas profissionais para apresentar ao público a tradição do povo italiano. Em carros alegóricos, a ilustração das trajetórias traçadas no passado. A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul ficou encarregada de executar o repertório musical.
Nos pavilhões, Ranolfo esteve nos estandes destinados à agricultura familiar, que conta com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e, nesta edição do evento, oferece 40 espaços ligados ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Também visitou exposições de empresas instaladas no Rio Grande do Sul nas áreas de tecnologia, indústria metalmecânica e transporte.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de uva, sendo responsável por cerca de 50% da produção nacional. Apenas pequena parte é destinada ao consumo de mesa, tendo o maior aproveitamento na elaboração de sucos e vinhos, totalizando 90% da produção nacional destas bebidas.
A programação da 33ª edição da Festa da Uva se encerra neste domingo (6/3).