Dois são recolhidos e apreendidos pela Secretaria de Meio Ambiente de Guaporé por maus tratos
Mais um registro de maus tratos a animais, após o recolhimento e apreensão de dois equinos, foi realizado na terça-feira, dia 22 de março, pela Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, junto à Delegacia de Polícia Civil (DP), de Guaporé. Os dois cavalos foram encontrados abandonados no bairro São Cristóvão (Comunidade Vila Verde) e na Linha Três de Maio (Britola).
A situação de um deles preocupou os técnicos da Secretaria e o médico veterinário do setor de Vigilância em Sanitária e Ambiental. Conforme a secretária Monia Zampeze, o cavalo apresentava um grande ferimento em uma das pernas traseiras e necessitou passar por tratamento. Para aliviar as dores, combater a infecção e melhorar a região machucada, além da medicação, foram efetuadas sessões de ozônio terapia.
“Foram desprendidos recursos públicos de cerca de R$ 1 mil para iniciar o tratamento de um dos cavalos que estava com um grande corte. Ambos estão sob responsabilidade do Município e recebem todos os cuidados necessários”, destacou.
O proprietário dos animais foi identificado e, além da responsabilização administrativa (multa), responderá na esfera penal pelo crime de maus tratos – Lei 1.095/2019, também conhecida como Lei Sansão. Em caso de condenação, a pena prevista é de prisão entre dois e cinco anos.
Informações Eduardo Cover Godinho da Rádio Aurora de Guaporé, fotos divulgação.