A semana está encerrando de maneira frustrante sobre a reabertura do Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo. A Agência Nacional de Aviação Civil- ANAC indeferiu nesta manhã o pedido de reabertura do local. O pedido foi feito pelo Estado e sustentava o retorno dos voos mesmo sem o equipamento de orientação das aeronaves, denominado PAPI, ter sido consertado. Havia a possibilidade da ANAC liberar as operações com restrição ao tipo de aeronave. Os PAPIS são luzes dispostas dos dois lados da pista e são obrigatórios para orientar aviões à jato, mas não aos com motores tradicionais e menores. Desta forma seria possível abrir a pista para estas aeronaves, consertar os PAPIS depois e assim obter autorização para todos os tipos de aviões.
A ANAC acatou o pedido para aeronaves menores pousarem e decolarem sem os PAPIS prontos, mas apontou problemas de segurança e assim não retirou o NOTAM, que é um aviso formal, sobre a interdição da pista, vigorando até o dia 31 de março. O problema de segurança diz respeito ao cercamento da pista. Há um trecho de 900 metros sem a cerca. Com a falta da barreira animais silvestres, especialmente javalis, podem entrar no local, irem até a pista e causarem um acidente.
O projeto inicial da reforma deixou de incluir mais de 1300 metros de cercamento. Esta extensão está recebendo uma cerca provisória até que a empresa responsável conclua o fechamento. Somente depois disso a ANAC vai analisar tudo novamente e então liberar, ou não, as operações do local. A pista já está concluída, o novo terminal praticamente pronto e com o plano de prevenção a incêndios aprovado pelos Bombeiros de Passo Fundo, que visitaram há poucos dias o local.
As empresas Azul e Gol já adotaram como 4 de abril a data para o retorno dos voos de Passo Fundo a São Paulo. Porém, caso a situação da segurança não seja resolvida até lá, o aeroporto não poderá ser liberado. Havia grande expectativa reabertura do local até o próximo domingo, dia 6 de março, véspera da Expodireto. Equipes correram por 15 dias , contra o tempo para resolver entraves e solucionar o defeito nos PAPIS, que hoje operam apenas parcialmente.