Já iniciou a sessão de julgamento pelo Tribunal do Júri em Veranópolis que julgará dois acusados pelo homicídio de William da Silva Acosta no dia 21 de março de 2020 no município. A vítima de 25 anos foi esfaqueada na época, na na Rua Tiradentes, no bairro São Francisco. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi no dia do fato.
O Juiz de Direito da Comarca de Veranópolis, Antônio Luiz Pereira Rosa, afirma que o procedimento dos crimes dolosos contra a vida se dá em duas fases. “Uma primeira onde há a ampla defesa, se produz prova até se chega a uma conclusão se o caso vai a julgamento pelo tribunal do júri ou não há. Isso ocorreu em 2020”, afirma. Essa fase teve um recurso ao Tribunal de Justiça de 2021, que foi processado em 2021 e no final do ano o processo já estava pronto pra ser remetido a julgamento.
O juiz explica o julgamento de hoje: “respondem dois acusados. Um nega a autoria e participação e o outro alega legítima defesa. Hoje estarão aqui 25 jurados, fora alguns que por justo motivo foram dispensados, há um sorteio de sete que compõe o que se chama de Conselho de Sentença e no final decidirão”. Depois disso os acusados serão ouvidos, haverá também o debate entre acusação e defesa, onde se apresentam as provas e se explica o caso para os jurados. Aos final, os jurados decidirão mediante votação de quesitos e depois o juiz aplicará a pena.