Granizo grande destrói vidros de carros em cidade catarinense
Um forte temporal isolado com registro de granizo grande atingiu a cidade de Joinville, no Nordeste de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira. A tempestade severa ocorreu por volta das 14h e não chegou a atingir todo o município. Sequer choveu no momento do temporal em alguns pontos de Joinville, as informações são da Metsul.
O temporal com chuva forte, vento e granizo trouxe danos e transtornos na cidade. Conforme balanço das autoridades locais, duas quedas de árvores foram registradas, uma na rua Aubé e outra na Padre Kolb. As equipes da Defesa Civil vistoriaram ainda sete residências que tiveram o telhado danificado por causa do granizo e do vento. Mais de oitocentos metros de lona foram distribuídos aos moradores que tiveram os seus telhados danificados.
O granizo atingiu vários bairros, principalmente na zona Sul, região Central e zona Norte e Oeste, conforme o gerente da Defesa Civil, Marnio Luiz Pereira. As residências afetadas pelo granizo se concentraram nos bairros Morro do Meio, Nova Brasília, Boa Vista, Comasa, Itaum, Guanabara, Santa Catarina e Fátima.
O que chamou a atenção foi a dimensão do granizo. As pedras de gelo tiveram grande tamanho e chegaram a medir mais de 5 cm de diâmetro em alguns pontos, o que causou danos nos telhados das casas das áreas mais atingidas e chegou a perfurar os vidros de automóveis que estavam nas ruas.
O temporal em Joinville foi consequência de uma grande nuvem de desenvolvimento vertical de tempestade do tipo Cumulonimbus. O gatilho para a formação da nuvem de temporal foi a passagem pela costa de uma frente fria associada a um ciclone extratropical no Atlântico que gerou instabilidade no Leste e no Nordeste de Santa Catarina.
Na retaguarda da frente fria avançava uma massa de ar frio que encontrou ar quente na dianteira do sistema frontal. O ar frio atrás da frente, que foi responsável por mínimas muito baixas para fevereiro hoje cedo no Rio Grande do Sul, deixou a atmosfera mais resfriada em altitude e favoreceu a ocorrência do granizo de maior dimensão.
A região de Joinville voltará a ter pancadas de chuva e temporais isolados no final desta semana com a chegada de uma nova frente fria que vai ter sua máxima atividade frontal em áreas mais a Leste do Sul do Brasil, entretanto granizo com o tamanho observado hoje é pouco provável que se repita na cidade catarinense.