A perigosa moda de adesivar carros comuns como se fossem da polícia

Os brasileiros gostam de modificar seus carros. Colocar película escura nos vidros, rodas maiores, alterar a suspensão ou mudar a cor da carroceria. Essas são algumas das alterações ou peripécias que muitos fazem assim que compram um veículo, muitas vezes sem muita preocupação em seguir a lei, as informações são do Portal Mobiauto.

No entanto, a arte de mudar o visual do carro vem passando de alguns limites. Por exemplo, nos últimos dias tem sido comum donos de carros mais antigos publicarem nas redes sociais adesivações que os tornam réplicas de viaturas da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

A lista vai de Chevrolet Chevette a VW Voyage, e quase sempre são veículos rebaixados. No último final de semana, um vídeo viralizou na internet ao mostrar uma VW Saveiro adesivada como uma viatura desse tipo, com pintura básica azul e adesivos amarelos. Só que a brincadeira não terminou bem.

A picapinha da VW participava de um evento de carros modificados em Balneário Camboriú (SC). A festa durou até que a própria PRF, com ajuda da Polícia Militar e a Guarda Civil da cidade, chegasse ao local e apreendesse veículo. Até helicóptero foi usado na abordagem.

De acordo com a Polícia Rodoviária, os agentes da corporação receberam uma série de denúncias de exibição do veículo nas redes sociais. Além disso, foi por meio desses contatos que descobriram que a Saveiro estaria no local da apreensão.

Durante a operação, alguns entusiastas tentaram retirar rapidamente os decalques da carroceria, mas não teve jeito: o veículo foi apreendido mesmo assim. A PRF afirma, em nota, que o proprietário não foi encontrado no evento.

A apreensão ocorreu porque ele infringiu o artigo 296 do Código Penal, que diz que “o uso de emblemas da administração pública por quem não pertence aos seus quadros é crime”. Quem descumprir a legislação pode ser condenado até à prisão, com pena de dois a seis anos.

Leia também:  Capa asfáltica avança em ruas do Berçário Industrial, em Nova Prata

A “Saveiro PRF” foi retirada do local sobre um guincho e levada até o pátio da Polícia Federal em Itajaí (SC). A polícia ainda vai abrir um inquérito para investigar o veículo, que está registrado em Curitiba (PR). Para piorar, no seu documento a cor predominante constante é prata e não azul.

Decalques da PRF viralizaram

A Saveiro não é um caso isolado ao usar os detalhes da PRF. Nas redes sociais, a Mobiauto encontrou pelo menos outros dois veículos com o mesmo estilo de plotagem: um VW Voyage e um Chevrolet Chevette.

Nos grupos, seus proprietários publicam orgulhosos a transformação dos veículos em réplicas de viaturas da PRF. Nos comentários, alguns usuários elogiam as estilizações, enquanto outros lembram que a transformação é ilegal.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo