Trabalhador vai receber PIS-Pasep duas vezes em 2022; quem tem direito

Tem dinheiro em dobro em 2022 para o trabalhador que tem direito ao PIS-Pasep. A Caixa Econômica Federal confirmou o pagamento em dobro a partir de fevereiro, com a liberação do abono a quem trabalhou com carteira assinada em 2020 e atende aos requisitos. Junto com este valor, também serão disponibilizados cerca de R$ 208,5 milhões esquecidos por cerca de 320 mil brasileiros. Esse valor é referente ao pagamento de quem desempenhou atividade remunerada no ano de 2019.

Os valores ‘esquecidos’ poderão ser retirados, conforme o banco. Assim, esses trabalhadores, caso tenham atuado em 2020 com carteira assinada, também poderão receber o abono de 2022. Entretanto, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, para pedir a liberação do dinheiro referente ao PIS-PASEP esquecido o trabalhador terá queingressar com um recurso administrativo, entrando em contato com o  Aló Trabalhador, no número 158 ou em algum escritório do Ministério do Trabalho. Também é possível obter mais informações pelo portal gov.br.

Quem tem direito

Podem sacar o abono esquecido quem exerceu atividade com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de 2019 e teve remuneração média de até 2 salários mínimos. Além disso, é necessário ter cadastro no PIS-PASEP por ao menos 5 anos.

Desde o dia 22 de janeiro é possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital — clique para download para IOS e para Android. Caso o trabalhador não possua celular smartphone para baixar o app, pode tirar a Carteira de Trabalho Digital acessando o site https://servicos.mte.gov.br/ e fazendo login com o seu cadastro no acesso.gov.br.

Leia também:  PIS/Pasep e Abono Salarial: Caixa autoriza saque triplo do benefício; confira

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo