O cenário epidemiológico veranense tem se agravado neste início de ano. No dia 21 de janeiro, sexta-feira, Veranópolis chegou ao maior número de casos ativos registrados desde o início da pandemia, totalizando 376 veranenses ativos para a doença. Na quarta-feira, 19, mais um recorde: 115 casos positivos para a covid-19 registrados em um único dia.
Sendo assim, o posto de saúde central tem oferecido atendimentos aos sábados, para atender a grande demanda de atendimentos respiratórios por conta da rápida disseminação da covid-19. Neste sábado, 22 de janeiro, o Posto central apresenta elevado número de pacientes no local, que buscam a testagem de covid-19.
O posto fica aberto até às 14h, sem fechar ao meio dia.
Novas orientações
Durante esta semana, a Secretaria de Saúde de Veranópolis divulgou novas orientações para o atendimento de casos de covid-19. Confira:
- Pessoas com sintomas respiratórios serão atendidas para avaliação médica somente no Posto de Saúde Central, no horário das 7h às 12h e das 12h30min às 15h30min.
- Os Postos de Saúde dos bairros passam a atender os casos eletivos de consultas de rotina e não respiratórias, bem como agendamento de exames, renovação de receitas, realização de serviços de enfermagem.
- As salas de vacinas seguem atendendo em todos os Postos de Saúde, inclusive no Central, no horário das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
- Os serviços da Secretaria de Saúde continuam sendo realizados junto ao Posto de Saúde Central e se possível realizar contato telefônico, pelo (54) 3441-1458, antes de realizar o deslocamento até o local.
- Já o atendimento eletivo às crianças (que não apresentam sintomas respiratórios) será oferecido Pediatra no Posto de Saúde Medianeira (vagas limitadas) a partir da segunda-feira, dia 24 de janeiro.
- E para as gestantes, serão realizados os atendimentos das ginecologistas e obstetras, nos Postos de Saúde dos bairros Universal, Santo Antônio e São Francisco.
- Os pacientes com sintomas respiratórios devem buscar atendimento somente no Posto de Saúde Central e demais necessidades de consultas médicas nas ESF – Estratégias Saúde das Famílias dos bairros.
A previsão é que esse fluxo de atendimento seja mantido até o dia 04 de fevereiro, o qual será reavaliado semanalmente.
Hospital não deve ser buscado para atendimentos
Outra orientação dada pela Secretaria é referente ao Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi.
Se você apresenta sintomas respiratórios busque atendimento médico por meio de seu convênio de saúde ou no Posto de Saúde Central de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 12h e das 12h30min às 15h30min, e no sábado das 8 às 14 horas.
O Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi deverá ser buscado preferencialmente em casos de urgência e emergência e NÃO realiza testagem de Covid.