Com o aumento dos casos positivos de covid-19, e recorrentes sintomas respiratórios, as autoridades de saúde estão em alerta com o cenário epidemiológico do município. Há cinco dias, o município registrava apenas 04 casos ativos. Foram 89 casos positivos apenas nos primeiros dias de 2022.
Segundo a secretária de Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni Bordignon, a procura aumentou muito em virtude das aglomerações ocorridas durante as festas de final de ano. “O público que mais está buscando atendimento é o público adulto jovem. São as pessoas que circularam, que viajaram. Cerca de 96% das pessoas que estão buscando atendimento estiveram fora do município, especialmente nas praias do litoral”, declarou.
Vanessa cita que a maior preocupação consiste na falta de consciência das pessoas que estão retornando para o município com sintomas e não estão realizando o isolamento para posterior busca de atendimento e testagem. Sendo assim, estes adultos jovens estão contaminando os mais velhos, familiares ou conhecidos, configurando uma transmissão comunitária do vírus, com a confirmação de veranenses que não estiveram viajando e estão testando positivos.