Com o aumento dos casos positivos de covid-19, e recorrentes sintomas respiratórios, além de outros problemas de saúde que necessitam de atendimento especializado, o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi registrou aumento no número de atendimentos realizados pela instituição nos primeiros 4 dias do mês de janeiro de 2022. Segundo informações repassadas pela equipe de enfermagem da instituição, a média registrada pela casa de saúde neste início de ano é de aproximadamente 90 atendimentos por dia.
Muitas pessoas têm buscado o Hospital em decorrência dos sintomas respiratórios relacionados à covid-19 ou à Influenza, tendo que ser direcionados às unidades básicas de saúde, o que acaba por aumentar a demanda da instituição. O fechamento da Unidade Sentinela pode ser um dos fatores motivadores para o aumento da procura, uma vez que não há mais um espaço destinado apenas ao atendimento de casos de covid-19.
Outro ponto ressaltado pelos responsáveis é de que o fluxo de atendimentos não é bem distribuído ao longo das 24 horas do dia. Em alguns momentos há pouca demanda, enquanto, em outros, a equipe fica sobrecarregada. O horário de maior procura é após as 17h, momento em que as pessoas saem do trabalho e optam por buscar o hospital, ao invés da unidade de atenção básica.
É justamente pela sobrecarga dos atendimentos em determinados horários que o tempo de espera acaba por aumentar, situação que foi notificada por outros hospitais com a maior demanda para casos de covid-19, como o Hospital Tachinni.
A equipe do HCSPL reitera que o hospital atende prioritariamente casos de urgência e emergência, e que, para evitar a sobrecarga das equipes de saúde e facilitar o fluxo de atendimentos, os veranenses que precisarem de atendimentos para sintomas ou dores mais leves devem buscar, preferencialmente, as unidades básicas de saúde. Além disso, a casa de saúde reforça que não realiza teste de covid-19, sendo que, em caso de sintomas, a procura deve ser direcionada aos postos.