Defesa Civil alerta para calor extremo nesta semana

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para o calor intenso que a população vai enfrentar nesta semana. A onda de calor deve ultrapassar os 40°C em várias partes do Estado. No Vale do Taquari, para esta terça-feira, a previsão é de máxima de 37ºC. Já de quarta até domingo é possível que o calor alcance a marca de 40ºC todos os dias.

O calorão ocorre devido a uma área de alta pressão atmosférica que está atuando sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo o predomínio de uma massa de ar seco e quente em todas as regiões. A área de alta pressão inibe a formação de nebulosidade e, consequentemente, eleva as temperaturas e deixa baixa a umidade do ar.

Com a persistência da área de alta pressão sobre o Rio Grande do Sul, ao longo desta semana, as temperaturas se manterão elevadas desde o período da manhã. O pico será atingido nas tardes, quando chegará aos 40°C. Durante a noite, as temperaturas poderão diminuir, mas não haverá alívio do calor. 

A umidade relativa do ar ficará baixa na maioria das regiões gaúchas, atingindo níveis de alerta (abaixo de 20%) na metade Oeste. Com as temperaturas elevadas e sem previsão de precipitações nos próximos dias – a chuva deve chegar no próximo final de semana, iniciando pelo Oeste gaúcho – os mananciais deverão ser afetados,  em função da evapotranspiração. A expectativa é de que seja registrada uma piora nos níveis dos principais rios gaúchos, agravando a seca no Estado. 

A Defesa Civil de Porto Alegre repassou as seguintes orientações à população:

  • Proteja-se do sol e do calor.
  • Beba líquidos e faça refeições leves.
  •  Abrigue-se em local seguro.
  • Dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil – fone 199 – ou Corpo de Bombeiros  – fone 193.
Leia também:  Janeiro foi o mês mais quente em 109 anos em Porto Alegre

Informações Agora no Vale.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo