IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, é o tributo, anual, referente a imóveis edificados em uma região urbana .
Cada município, porém, escolhe os critérios para a cobrança, fato que faz com que, muitas vezes, o percentual de reajuste varie conforme a cidade. Em outras palavras, cada município, em lei, possui um indicador fixo, responsável por reajustar o valor do IPTU todo ano. Na microrregião de Veranópolis, cada município segue um índice diferente, fato que faz com que a variação de reajustes ocorra.
Reajuste e descontos em Cotiporã
Cotiporã segue o INPC acumulado de novembro, ou seja, terá reajuste de 10,96%. Em relação ao desconto para cota única, ele será de 10%, valor já aprovado pela Câmara de Vereadores no final de 2021. A cota única deverá ser paga até o dia 22 de março e, para quem decidir parcelar, o prazo para pagamento da primeira parcela é o dia 20 de abril. O número total de vezes para pagar é cinco. Os boletos poderão ser retirados pela população no mês de fevereiro, na Prefeitura.
Reajuste e descontos em Fagundes Varela
Fagundes Varela, no ano de 2021, seguiu o reajuste a partir do índice do IPCA-15. Para o exercício de 2022, era previsto que fosse com base no IPCA. Sendo assim, o reajuste é o mesmo que no município de Veranópolis, de 10,06%. A Secretaria da Fazenda prevê que ocorra o desconto de 5% para a cota única, mas o valor ainda não foi determinado, bem como as datas para pagamento das parcelas, sendo que ambas as informações devem ser analisadas e propostas por decreto, após passar pela Câmara de Vereadores do Município, que deve ocorrer no mês de fevereiro.
A ideia é que se mantenha o número de quatro parcelas possíveis e que as guias passem a ser acessadas pela comunidade apenas de forma online, pelo site da prefeitura do município.
Após aprovação ou alteração por parte do Legislativo municipal, os descontos definitivos serão divulgados.
Reajuste e descontos em Veranópolis
Em Veranópolis, o índice aplicado para o reajuste no valor do IPTU é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual é utilizado para observar tendências de inflação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa acumulada no ano desde 2015, quando o IPCA foi de 10,67%. Neste ano, o índice está em 10,06%, situação que reflete no reajuste que o município aplicará no IPTU. Logo, os veranenses pagarão 10,06% “mais caro” o seu IPTU em 2022. O número é maior que no ano de 2021, visto que o reajuste, naquele ano, foi de 4,52%.
As guias podem ser obtidas de forma online pelo site da Prefeitura, www.veranopolis.rs.gov.br, e serão enviadas pelos Correios no mês de abril. O prazo de vencimento para o pagamento à vista do imposto é o dia 16 de maio. Em relação a parcelamento, o vencimento da primeira parcela, é também para o dia 16 de maio.
Em relação ao desconto, ele será encaminhado para votação na Câmara Municipal no mês de fevereiro.
Reajuste e descontos em Vila Flores
Vila Flores segue o IGP-M acumulado em dezembro de 2021, ou seja, terá reajuste de 17,78%. O município, no momento, está finalizando o projeto que definirá questões como desconto e prazo de vencimento das parcelas, para, ainda nos próximos dias, encaminhar para apreciação e votação no legislativo vilaflorense. Com o aumento no percentual do reajuste, a intenção do município é de oferecer 20% de desconto para a cota única, percentual que deve ser analisado pela Câmara. Os vilaflorenses devem receber as guias pelo correio, ou acessá-las de forma online, pelo site da prefeitura.
Após aprovação ou alteração por parte do Legislativo municipal, os descontos definitivos serão divulgados.