Cidade na serra catarinense amanhece com geada e deve ter calor de 32ºC ao longo do dia

A cidade de São Joaquim, no topo da serra catarinense, amanheceu nesta quinta-feira (13) com uma visão típica de inverno: campos cobertos de gelo após uma noite de geada, chegando a registrar temperatura mínima de 1,8ºC, as informações são do Portal GZH.

A temperatura observada na cidade foi constatada em uma estação particular padronizada, monitorada pela empresa catarinense de meteorologia Climaterra. Pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima em São Joaquim foi de 6,47ºC. Entretanto, os dados podem variar devido a localização das estações e seus respectivos microclimas.

Contudo, esse frio não deve durar muito. De acordo com a previsão do tempo, os termômetros podem marcar até 32ºC ao longo desta quinta, principalmente após o meio-dia.

Segundo Fabiene Casamento, meteorologista da empresa Climatempo, esse tipo de situação não é incomum na região, pois se trata do topo da Serra. No local, é possível ocorrer grande amplitude térmica, sendo que nas madrugadas há uma significativa redução no calor. Além disso, a ausência de nuvens acentuou o clima gelado.

— Isso se chama perda radioativa, que ocorre quando o solo, que ganhou calor ao longo da tarde com a radiação solar, perde esse mesmo calor, por conta do céu mais aberto, que não consegue segurar o calor que foi armazenado no dia para a atmosfera. Isso é natural durante a noite e a madrugada, só que quando há nuvens, elas conseguem segurar um pouco do calor na atmosfera.

A meteorologista ainda reforça que a oscilação de temperatura em São Joaquim não tem nada a ver com a onda de calor significativa que atinge a Argentina, Uruguai e Oeste do Rio Grande do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo