Prefeitura de Veranópolis recebe estudo para estacionamento rotativo; Projeto deve ser implementado nos próximos meses
O aguardado estudo do estacionamento rotativo foi recebido pela prefeitura de Veranópolis na última semana, para análise das condições para implementação. A ferramenta no município é considerada necessária para o cenário do trânsito central da cidade, uma vez que tornou-se uma reclamação constante dos veranenses, lojistas e visitantes, que não conseguem vagas para estacionar.
Para o prefeito Waldemar De Carli, “é um estudo completo, muito interessante, e nossa cidade tem viabilidade para implementação”. Ele abrange 608 pontos de estacionamento na fase inicial, podendo ser ampliado. Seriam ainda 5% das vagas reservadas para idosos e 2% para pessoas com deficiência. Ele também propõe a chamada vaga rápida, que não exige pagamento se estacionado por tempo determinado de alguns minutos.
A taxa dos preços ficaria em torno de R$2,00. O sistema é de outorga onerosa, em que a Prefeitura recebe uma parte deste valor, para contribuir com as despesas na manutenção do sistema.
O estudo mostra que as vagas do perímetro central são majoritariamente ocupadas por trabalhadores dos comércios. Isso porque 60% das vagas neste trecho estipulado ficam ocupadas em horário comercial, de pessoas que ficam mais de 2 horas com os carros estacionados, ou seja, os trabalhadores do local. É possível perceber que das 11h30min às 13h o índice cai bastante.
A rotatividade calculada com o projeto chega entre 27 e 28%. Segundo o estudo, atualmente, das 600 vagas, apenas 150 ficam disponíveis para a população utilizar.
Algumas das ruas com previsão para estacionamento rotativo são:
- Rua São Francisco de Assis
- Rua Vinte e Quatro de Maio
- Rua Júlio de Castilhos
- Rua Marechal Deodoro da Fonseca
- Rua Flores da Cunha
- Avenida Osvaldo Aranha
- Avenida Dr. José Montaury
- Rua Andrade Neves
- Rua Carlos Barbosa
Como um projeto complementar a obra de revitalização da Avenida Júlio de Castilhos, em Veranópolis, o estacionamento rotativo na localidade também deve ser implementado. Estudos e movimentações já são realizados pela Secretaria de Infraestrutura, que projeta a instalação do novo modelo após a finalização da revitalização do espaço, que data para fevereiro.
O fato se tornou uma necessidade, justifica a pasta, visto que a localidade é movimentada e após a mudança na via o estacionamento se tornará paralelo. Por conta dessa alteração, que tornará as vagas ainda mais disputadas por haver menos espaço de estacionamento, a prefeitura inicia o planejamento de soluções.
A avaliação da prefeitura é de que a necessidade do estacionamento rotativo é urgente e que o mesmo deverá ser ampliado, para evitar que as ruas paralelas às englobadas pelo sistema fiquem afogadas, em razão da “fuga” da comunidade para evitar a cobrança.
A partir de agora, a expectativa é que em seis meses o modelo já esteja em atividade na cidade. Para a implementação do projeto, serão necessários alguns passos importantes, que começam com a contratação e treinamento dos fiscais que trabalharão no sistema, além da instalação da estrutura necessária e adaptação na sinalização da cidade. A primeira etapa, de contratação, deve ocorrer em março de 2022. A aplicação, portanto, deve ser efetivada entre os meses de junho e julho.