Financeira é multada pelo Procon de Caxias em mais de R$ 2 milhões por prática criminosa

O Procon de Caxias do Sul, com apoio do Ministério Público (MP), aplicou uma multa superior a R$ 2 milhões a uma instituição financeira em função de cobrar por serviços não solicitados por clientes. Desde janeiro, o órgão vinha recebendo reclamações de idosos e pensionistas que identificavam descontos indevidos nas contas bancárias devido a empréstimos consignados, as informações são da Rádio Caxias.

Após investigação, foi constatado que o banco era uma dessas instituições que fornecia serviços sem a solicitação dos clientes, falhando no dever da informação, explorando a vulnerabilidade do consumidor e obtendo, de forma indevida, os dados pessoais de idosos e pensionistas.

De acordo com coordenador do Procon, Jair Zauza, relatos de golpe dessa natureza começaram  a chegar ao conhecimento do Procon de Caxias ainda em 2020. No entanto, se intensificaram no primeiro semestre deste ano, somando mais de 600 reclamações. A maioria das vítimas era de aposentados de Caxias do Sul e que recebiam em média um salário mínimo.  

O órgão optou por realizar uma investigação mais minuciosa antes de fixar a referida multa. Inclusive, anexando provas materiais do golpe para evitar que a multa fosse desconstituída em esfera judicial, como já aconteceu. Pois, normalmente, acontece dos bancos não pagarem a multa e dela cair em dívida ativa, não-raro onerando o Município com encargos judiciais, explica Jair Zauza.  

O coordenador do Procon de Caxias também indica que, para evitar esse tipo de golpe, os aposentados e pensionistas podem acessar o aplicativo Meu INSS e ali realizar o bloqueio e desbloqueio para empréstimos consignados.

E que os consumidores, vítimas dessa e de outras fraudes, devem procurar o Procon de Caxias. Seja no endereço fixo, na rua Visconde de Pelotas, 449, no Centro, neste caso de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h; ou por meio do site caxias.rs.gov.br/procon. Ainda é possível buscar atendimento pelos telefone 151 ou WhatsApp (54) 9.9929.8190.

Leia também:  Mulher esquartejada em Canoas integrava duas facções criminosas

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo