O Rio Grande do Sul soma, nesta terça-feira (28), 61 municípios com decretos de situação de emergência publicados em razão da estiagem, conforme a Defesa Civil estadual. Até segunda (27), eram 48 cidades nessa condição.
Uma das cidades afetadas pela falta de chuva é Aratiba, no Norte do estado. O município anunciou, nesta terça, estar em situação de emergência, mas o decreto ainda não foi contabilizado pela Defesa Civil.
Pelo menos três poços artesianos já secaram na cidade. Imagens da prefeitura mostram o gado tomando água direto de um caminhão-pipa por causa da sede. Diariamente, 200 mil litros de água são levados a propriedades para consumo humano e animal.
“São fontes, rios e açudes que estão secando. Nós estamos trabalhando com drenagem de fontes e até mesmo atuando em poços artesianos para garantir maior vazão”, diz o secretário de Agricultura, Joarez Miechuanski.
A cidade estima prejuízos de R$ 59 milhões à agricultura e à pecuária, de acordo com a prefeitura. As maiores perdas estão nas produções de grãos como milho e soja e na bovinocultura de leite.
Informações G1 RS.