Estelionatários sequestram contas de Instagram e aplicam golpes na região do Vale do Taquari
Jamais comprar um produto de terceiros sem vê-lo antes é uma das dicas para não cair no golpe de estelionatários. Essa prática criminosa cresce na região. Estelionatários conseguem sequestrar as contas de Instagram, por meio de links enviados para as vítimas, e depois alteram e-mail e senha. De posse da conta da pessoa, os criminosos colocam produtos inexistentes à venda, por um preço inferior ao praticado no mercado, e pedem o dinheiro à vista ou ao menos uma parte do dinheiro para que a vítima possa “garantir a compra”. Por isso, a dica é não comprar o produto sem vê-lo antes, ou então sem se certificar por vários meios de que a pessoa é realmente a dona legítima do perfil.
Em outros casos o criminoso toma a conta e exige dinheiro para sua devolução. Neste caso, a orientação é jamais pagar os criminosos, e sim procurar a polícia.
Como funciona o golpe
Estelionatários criam contas de Instagram de empresas da região, mudando apenas algum caractere para manter as características, e criam um falso sorteio. Depois, enviam links para os seguidores da página real, e pedem para a vítima clicar, repassando informações posteriormente para participar do sorteio. De imediato, o estelionatário consegue mudar a senha e o e-mail da vítima.
Depois, a prática mais comum é colocar produtos inexistentes à venda, geralmente pelos stories e com um preço inferior ao do mercado. A pessoa diz que a venda tem que ser à vista, ou pede ao menos uma parte do dinheiro para que a vítima “garanta a compra”. Mas o produto nunca é entregue.