Servidores do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), com auxílio dos voluntários do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB), combateram ao longo da madrugada da quinta-feira, dia 16 de dezembro, um incêndio de média/grande proporção na Serraria Lanzarin, localizada na Via Itália – Linha 12 – Aparecida, nas proximidades da rodovia ERS-129. Foram horas e mais horas, com auxílio de uma máquina retroescavadeira do Poder Público, para a conclusão da extinção das chamas e o rescaldo. O acionamento para a Central de Operações (Telefone 193) aconteceu por volta das 2h45min.
Pela proximidade, os primeiros a chegarem no local foram os voluntários do SCAB, Pereira (Coordenador), Claucir, Zé Carlos, Rodrigues, Jucélio, Leno e Taís, que, rapidamente, começaram a combater as chamas que tomavam conta de um galpão. Em questão de minutos, os bombeiros militares com o caminhão Auto Bomba Taque Resgate (ABTR), sob comando do sargento Rebello, assumiram o controle das atividades e, conjuntamente, as equipes atuaram para eliminar as labaredas e evitar que se espalhassem.
Um galpão com 330 m2, onde funcionava a parte do corte e do beneficiamento das madeiras, foi completamente afetado. Dentro dele haviam dois tratores (Marca John Deere 135 e 5603), um compressor de ar industrial, uma serra fita industrial, um carro porta rodar, um macaco virador de toras, uma refiladeira industrial, um afiador de serra, um avanço hidráulico com guincho e 50m2 de madeira serrada. Tudo ficou destruído.
Após horas de atividades, uma parte do galpão, onde estavam acondicionadas as madeiras prontas para a comercialização, foi salva das chamas. A agilidade dos bombeiros foi fundamental para que não houvesse a queima total da estrutura e para o salvamento de um outro galpão. Para efetuar o trabalho, os bombeiros militares e civis utilizaram cerca de 40 mil litros de água em mais de quatro horas de ação.
Informações Eduardo Cover Godinho da Rádio Aurora de Guaporé, foto Bombeiros.