Veranópolis terá intercâmbio vacinal e diminuição no intervalo para terceira dose

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou uma nota técnica, na tarde de terça-feira (16), na qual autoriza a redução para cinco meses do intervalo entre o esquema básico (duas doses ou dose única) e a dose de reforço para idosos e trabalhadores de saúde. De acordo com a SES, 1,65 milhão de pessoas já estariam aptas a receber a dose de reforço com a nova medida.

Outra mudança que ocorre a partir da nota técnica é a confirmação da segunda dose como reforço da vacina Janssen – dose única. Para a dose de reforço, também, poderá ser utilizada qualquer marca para imunização, mas o Ministério recomenda a Pfizer. A decisão pela liberação do intercâmbio vacinal vem ao encontro da necessidade de completar o esquema e do registro da falta de determinadas marcas de imunizantes em algumas cidades, possibilitando, assim, que a população receba a segunda e terceira dose sem impeditivos.

Em Veranópolis, segundo informações apuradas pela reportagem da Studio, junto à Secretaria de Saúde do município, será adotada a intercambialidade de vacinas, conforme orienta a nota técnica. Assim, pessoas que receberam AstraZeneca em dose 01 e 02, poderão receber Pfizer na dose reforço, por exemplo. Além disso, a partir da próxima semana, o intervalo entre dose 02 e a dose reforço será reorganizado em Veranópolis, a partir da chegada de uma nova remessa de imunizantes.

Para tomar esta decisão, a Secretaria Estadual da Saúde destaca que “estudos científicos comprovaram que a imunidade dos grupos prioritários com idade acima de 65 anos diminui em média seis meses após a segunda dose” e que “há atraso na realização da segunda dose principalmente na população de adultos jovens, de 18 anos a 39 anos de idade e nas doses de reforço da população idosa”.

Atualmente, o Rio Grande do Sul tem 820 mil pessoas com a dose de reforço, o que corresponde a 7,1% da população. Por outro lado, dos 8,78 milhões de moradores que se vacinaram, menos de 7,5 milhões voltaram para receber a segunda, mesmo que boa parte já esteja contemplada pela campanha.

Sair da versão mobile