Rede Cegonha é pauta de reunião em Veranópolis

Na quinta-feira, dia 04 de novembro, a Secretária de Saúde de Veranópolis participou de uma reunião com os Secretários de Saúde e Coordenadores da Atenção Básica de Vila Flores, Cotiporã, Fagundes Varela e Nova Bassano. Visto que esses municípios referenciam suas gestantes de risco habitual para realização de partos no Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi.

O intuito do encontro foi discutir o “Plano da Rede Cegonha” e organizar com os municípios referenciados a elaboração das metas, ações e prazos para qualificação dos processos assistenciais, durante o pré natal na Atenção Básica, parto e nascimento, incluindo estratégias para redução da taxa de parto cesárea. As informações levantadas neste encontro, inicialmente, serão incluídas no Plano de Parto de Risco Habitual da nossa microrregião para posteriormente serem incluídas no Plano de Ação Regional da Rede Cegonha.

O que é a Rede Cegonha?

É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e mortalidade materna e densidade populacional.

Sair da versão mobile